Previsão de realização do Festival de Arte Negra neste ano em pauta

A última edição do FAN-BH, em 2019, reuniu artistas nacionais e internacionais em diversos espetáculos com entrada franca

terça-feira, 25 Maio, 2021 - 18:15
Homem, sentado e trajado como rei, e mulher fazendo uma reverência  em performance teatral

Foto: Netum Lima/ PBH

Realizado a cada dois anos com o objetivo de valorizar e difundir a arte de matriz africana, as manifestações culturais diversas e fomentar a inserção de artistas em variados circuitos culturais, o Festival de Arte Negra (FAN-BH) é considerado um dos maiores eventos do gênero no Brasil. Ao longo de 24 anos foram realizadas dez edições e, em 2021, conforme o calendário, estaria prevista a realização da 11ª edição. A pedido da vereadora Macaé Evaristo (PT), a Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo realiza audiência pública na quinta-feira (27/5), às 13h, para discutir o tema. Vereadores e convidados participam da reunião por videoconferência e a população também pode participar do debate enviando perguntas, comentários e sugestões por meio de formulário eletrônico já disponível no Portal CMBH.

Foram convidados a secretária municipal de Cultura de Belo Horizonte, Fabíola Moulin; o artista plástico Negro F; a cineasta Cida Reis; a produtora cultural Polly Honorato; e o representante do setor de teatro, Evandro Nunes, além do cantor e compositor Flavio Renegado e da dançarina Junia Bertolino.

Além de reforçar a vocação da cidade para sediar eventos que respeitem a diversidade cultural e democratizem o acesso à arte, o FAN-BH reúne artistas locais, nacionais e internacionais para compartilhar ideias, perspectivas e técnicas sobre a arte negra, promovendo intercâmbio artístico. A programação, gratuita, inclui oficinas, apresentações artísticas em diversos espaços da cidade e encontros no Ojá – Mercado de Trocas e Saberes, onde ocorrem atividades do festival e mostra de produtos e ofícios da cultura negra. Promovido pela Prefeitura de Belo Horizonte, o FAN-BH foi criado em 1995, no tricentenário de Zumbi dos Palmares. A partir da segunda edição, em 2003, ganhou caráter permanente com periodicidade bienal, acontecendo nos anos ímpares.