Notícias

Setor comemora quatro anos de atividades e faz planos para ampliar atuação

Setor comemora quatro anos de atividades e faz planos para ampliar atuaçãoA Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Belo Horizonte completa hoje (3/8) quatro anos de trabalhos dedicados a aproximar população e parlamento, promover o debate político e capacitar cidadãos, servidores públicos e vereadores.
Setor comemora quatro anos de atividades e faz planos para ampliar atuaçãoA Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Belo Horizonte completa hoje (3/8) quatro anos de trabalhos dedicados a aproximar população e parlamento, promover o debate político e capacitar cidadãos, servidores públicos e vereadores. No período, quase 15 mil pessoas participaram de vários projetos da Escola, que já prepara novas atividades como uma parceira com o Ministério Público Estadual para levar às instituições de ensino da capital debates sobre corrupção. 

A atuação da Escola do Legislativo está dividida em três grandes eixos: Capacitação, com palestras e cursos voltados para os públicos interno e externo; Educação para Cidadania, com o objetivo de incentivar a participação do cidadão no processo legislativo e promover sua conscientização política; e Integração e Cultura, que realiza atividades culturais, esportivas e lúdicas, valorizando os talentos dos servidores e melhorando seu ambiente de trabalho.

Educação para Cidadania

Entre as atividades de maior destaque na área de Educação para Cidadania, das quais já participaram quase nove mil pessoas, está o projeto Câmara Mirim. Alunos do ensino fundamental da rede pública são eleitos nas escolas e atuam como vereadores mirins. Durante um ano de mandato, simulam reuniões plenárias e audiências públicas, propõem projetos de lei, votam e aprendem a importância da política.

Também merece destaque o projeto Parlamento Jovem BH, que tem o objetivo de promover a reflexão sobre o papel do cidadão entre estudantes de escolas públicas e particulares do ensino médio e universitários por meio de palestras, debates e cursos. Ao fim das atividades, são encaminhadas sugestões de projetos de lei à Câmara Municipal.  Neste ano, o tema do projeto é Drogas: Como Prevenir.
A interação com o parlamento ainda acontece no projeto Visite a Câmara, uma oportunidade para escolas, entidades de classe, associações de bairro ou quaisquer cidadãos conhecerem a sede do Legislativo e seu funcionamento.

Para conhecer todas as atividades da Escola do Legislativo, acesse o site.

Próximos planos

A previsão para o segundo semestre de 2011 é de trazer mais cidadãos para conhecerem de perto o processo legislativo, ampliando o número de visitas à Casa. A capacitação dos servidores também terá reforço, com novas parcerias para a realização de cursos à distância e uma programação permanente de incentivo à leitura, principalmente entre jovens.

Entre as novidades para os próximos meses, segundo o gerente da Escola do Legislativo, Marcos Mudadu, está o programa “O que vc tem a ver com a corrupção?”, uma parceria com o Ministério Público Estadual para debater o tema nas escolas com a presença de vereadores. Outra prioridade será a aproximação entre Câmara e universidades para estimular o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas sobre o Legislativo.

O reconhecimento do trabalho desenvolvido pela Escola foi apontado em pesquisa realizada recentemente com funcionários da Casa. “A Escola do Legislativo tem desempenhado um grande papel, principalmente na qualificação dos servidores do Legislativo e na aproximação com a sociedade, fazendo com que os cidadãos entendam mais sobre política, saibam seus direitos e participem das decisões na cidade”, avaliou o presidente da Câmara, vereador Léo Burguês de Castro (PSDB).  

Superintendência de Comunicação Institucional