Notícias

Núcleo de Cidadania da CMBH atende quase 160 mil pessoas no semestre

Núcleo de Cidadania da CMBH atende quase 160 mil pessoas no semestreReferência nacional em prestação de serviços ao cidadão por uma Casa Legislativa, o Núcleo de Cidadania da Câmara Municipal de Belo Horizonte completou 10 anos em junho. O crescente número de atendimentos registrados a cada ano revela o sucesso da iniciativa, que nos primeiros seis meses de 2011 recebeu quase 160 mil pessoas nos diversos serviços oferecidos.

Tirar documentos, procurar emprego, resolver conflitos judiciais ou nas relações de consumo; consultar gratuitamente a internet e fazer refeições balanceadas a baixo custo são algumas das atividades que a população pode realizar dentro da Câmara Municipal, o que torna mais apropriada sua denominação como a Casa do Povo.

Experiência inovadora e bem sucedida que vem servindo de modelo para outras câmaras municipais e instituições públicas do estado e do país, o Núcleo de Cidadania sinaliza o compromisso social da Casa ao oferecer serviços que promovem a cidadania e facilitam a vida dos cidadãos de Belo Horizonte ou provenientes de outras cidades.

Entre janeiro e junho deste ano, quase 160 mil pessoas procuraram os postos de atendimento do Procon Municipal (5.410), Sistema Nacional de Emprego – SINE (9.312), Posto de Identificação (9.822) e Internet Popular (7.037). No Refeitório Popular, foram servidas 122.590 refeições a um custo de R$2, fornecendo alimentação de qualidade para os usuários.

Educação e inclusão

Além dos serviços oferecidos, o Núcleo empenha-se em fornecer informação e orientação para a população através da produção e distribuição de cartilhas, palestras e oficinas realizadas na Câmara ou em outras instituições públicas, especialmente no que se refere a sustentabilidade, educação financeira e prevenção do superendividamento. Também são oferecidos outros cursos, como os de postura e comportamento profissionais para jovens em busca do primeiro emprego.

Neste ano, em uma iniciativa inédita no país, através de uma parceria com a Prefeitura as cartilhas estão sendo produzidas também em braille e em áudio, promovendo a inclusão social das pessoas com deficiência visual e auditiva.
Além disso, a internet popular inaugurou neste semestre um equipamento com teclado especial e programas de computador adaptados para atender as necessidades dos portadores de deficiência.

Festa e homenagem

Para comemorar os dez anos de fundação do Núcleo de Cidadania, foi realizado no último dia 28 de junho um grande evento na Câmara Municipal. Na ocasião, vereadores, parceiros do projeto e autoridades convidadas descerraram uma placa em homenagem ao fundador do Núcleo, Sérgio Ferrara, ex-vereador e ex-presidente da Casa no biênio 2001-2002, falecido em 2008.

No estacionamento, além de rua de lazer e atividades para a criançada, serviços como confecção de carteiras de trabalho e CPF, corte de cabelo masculino e feminino, aulas de alongamento, aferição de pressão arterial e glicose, além de orientações e informações sobre educação financeira e ambiental, direitos do consumidor, segurança no trânsito, drogas, saúde e nutrição foram prestados gratuitamente às mais de 2 mil pessoas que compareceram à festa.

Superintendência de Comunicação Institucional