FORA DO AR

Queda de energia deixou Portal inacessível e provocou suspensão das reuniões

Disjuntores internos e servidores de rede foram desligados por medida de segurança; prestação de contas do SUS-BH será reagendada

quarta-feira, 30 Setembro, 2020 - 20:00
imagem da home do portal institucional da Câmara de BH, sobreposta por uma tela preta, com ícone de liga/desliga

Foto: Comunicação/ CMBH

Curto-circuito provocado por um pássaro em um transformador no poste da Cemig, na manhã desta quarta-feira (30/9), provocou queda de energia no edifício-sede da Câmara Municipal de Belo Horizonte, deixando fora do ar todos os serviços de tecnologia, inclusive o Portal institucional. As reuniões das comissões parlamentares previstas para hoje foram suspensas. A audiência pública para prestação de contas do Sistema Único de Saúde (SUS-BH), que aconteceria nesta tarde, às 13h50, será reagendada pela Comissão de Saúde e Saneamento em sua próxima reunião.

Por medida de segurança, os disjuntores do edifício-sede foram desligados logo no início da manhã, às 7h45, quando foram percebidos os primeiros sinais de instabilidade na energia. A medida buscava preservar os equipamentos e aparelhos da Câmara, tais como computadores, sistema PABX e ar-condicionado. A Cemig foi acionada e esteve presente no local das 10h às 15h, quando normalizou o fornecimento de energia. Nesse momento, os disjuntores internos foram reativados e os servidores de rede religados. Uma vez que esses servidores levam cerca de duas horas para reestabelecer integralmente seus serviços, a situação de acesso e navegabilidade foi normalizada por volta das 17h.