EDUCAÇÃO E DESPORTO

Comissão pede informações à PBH sobre vagas para a educação infantil

Os vereadores aprovaram, ainda, a realização de visitas técnicas em escolas municipais da capital

quinta-feira, 11 Julho, 2019 - 12:30
Vereadora Cida Falabella e vereadores Arnaldo Godoy e Eduardo da Ambulância, em reunião da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo, nesta quinta-feira (11/7)

Foto: Bruno dos Anjos / CMBH

No dia da abertura da Conferência Municipal de Educação, a realizar-se nos dias 11, 12 e 13 de julho, a Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo aprovou, na reunião desta quinta-feira (11/7), pedido de informação à Secretaria Municipal de Educação sobre a organização e ampliação de vagas nas Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) de Belo Horizonte, como forma de acompanhar e monitorar a execução do Plano Municipal de Educação (PME). A comissão aprovou, ainda, a realização de visitas técnicas em escolas municipais, para as quais foi desconvidado pelos vereadores o Comando da Guarda Municipal, considerando a presença da corporação uma interferência nas instituições de ensino.

Foram aprovados requerimentos solicitando a realização de visitas técnicas entre os meses de julho a setembro de 2019. No dia 18 de julho, às 14h, será visitada a Praça Lille Haddad, no Bairro Havaí, a fim de verificar o estado de conservação e iluminação.

No dia 21 de agosto, às 10h, e no dia 17 de setembro, às 10h, a comitiva parlamentar vistoriará a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Vila Calafate, no  Alto Barroca, a fim de avaliar as condições estruturais, de higiene, atendimento, inclusão e segurança dos estudantes.

Conferência Municipal de Educação

Um dos assuntos debatidos na reunião foi a realização da IX Conferência Municipal de Educação de Belo Horizonte, que acontece no Centro de Atividades Didáticas 1 (CAD 1) da Universidade Federal de Minas Gerais, tendo como tema a “Avaliação do Plano Municipal de Educação de Belo Horizonte: Qualidade Social da Educação e Garantia de Direitos”.

Os objetivos da conferência são avaliar a execução das metas previstas no PME e eleger, para o biênio 2019/2021, os membros do Conselho Municipal de Educação - representantes dos estudantes das escolas municipais, dos pais de alunos, dos trabalhadores em educação, dos professores das escolas particulares de educação infantil e dos trabalhadores das instituições filantrópicas, comunitárias ou confessionais de educação infantil.

Estiveram presentes na reunião a vereadora Cida Falabella (Psol) e os vereadores Arnaldo Godoy (PT) e Eduardo da Ambulância (Podemos).

Assista ao vídeo da reunião na íntegra.

18ª Reunião Ordinária - Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo