AUDIÊNCIAS PÚBLICAS

Vereadores vão discutir com a sociedade saldo final do Carnaval de BH 2019

Governo municipal será questionado sobre temas como segurança, limpeza e trânsito

quinta-feira, 21 Março, 2019 - 14:30

Foto: Portal PBH

Um balanço do Carnaval 2019 da capital mineira será realizado, na próxima segunda-feira (25/3), na Câmara de BH. Por meio da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor e da Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana, os parlamentares debaterão, em duas audiências públicas, questões relacionadas ao planejamento e aos resultados da festa popular que atraiu mais de 4 milhões de pessoas para as ruas da cidade.

A Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor irá trazer para a pauta a segurança da festa. A partir do requerimento do vereador Pedro Patrus (PT), será realizada uma audiência pública às 13h, no Plenário Camil Caram, para a discussão de casos de agressão, violação e até mesmo assassinatos durante o Carnaval deste ano, a maioria ocorridos dentro de área cercada pela Prefeitura, na Praça da Estação. Casos de arbitrariedade, tentativa de censura e truculência por parte das forças de segurança, denunciados por alguns blocos de rua da cidade, também serão abordados.

Além de representantes da PBH, de órgãos que cuidam da segurança e de blocos de rua, foram convidados para participar do encontro: o coordenador do Núcleo de Estudos Sociopolíticos da PUC Minas, Robson Sávio Reis Souza; o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB/MG, William dos Santos; a promotora de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos, Igualdade Racial, Apoio Comunitário e Fiscalização da Atividade Policial - Ministério Público do Estado de Minas Gerais, Janaína de Andrade Dauro; e o defensor Público de Direitos Humanos, Coletivos e Socioambientais da Defensoria Pública de Minas Gerais, Aylton Rodrigues Magalhães.

Impactos e resultados

Já a Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana trará para a discussão, às 13h40, no Plenário Helvécio Arantes, aspectos relacionados à organização do evento, como limpeza urbana e fechamento de vias. Requerida pelo vereador Léo Burgues de Castro (PSL), a atividade deverá contar com a presença de representantes das Secretarias Municipais de Saúde, de Cultura, de Política Urbana e de Segurança e Prevenção, da Fundação Municipal de Cultura, da Belotur, da BHTrans, da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), da Guarda Municipal, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.