SANEAMENTO BÁSICO

Moradores do Bairro Lajedo pedem melhorias na infraestrutura local

Pavimentação e melhoria das vias de acesso a equipamentos públicos estão entre as reivindicações apresentadas em visita técnica

terça-feira, 6 Novembro, 2018 - 16:15
Vereador Edmar Branco e representantes da PBH, Copasa, SLU e Administração Regional Norte, em visita técnica da Comissão de Saúde e Saneamento à Avenida Desembargador Cândido Martins de Oliveira, Bairro Lajedo

Foto: Mateus Santos / CMBH

Moradores do Bairro Lajedo, na Região Norte da Capital, se queixam de problemas associados à deficiência da estrutura urbana nas imediações da Avenida Desembargador Cândido Martins de Oliveira. Para avaliar de perto as demandas, a Comissão de Saúde e Saneamento realizou visita técnica ao local na última terça-feira (6/11), por requerimento do vereador Edmar branco (Avante). Copasa e Prefeitura se comprometeram a promover um trabalho de sensibilização junto à comunidade, no intuito de estimular a ligação da rede de esgoto em todas as residências - intervenção que é de responsabilidade do proprietário do imóvel. A medida é condição para outras obras de urbanização, como a construção de uma escadaria acesso a uma escola e a um centro de saúde, principal reivindicação apresentada no encontro. 

Em maio de 2017, foi realizada a primeira visita técnica da comissão à avenida. Na, oportunidade os moradores demandaram a construção da escada, a extensão da rede de iluminação, poda de árvores e capina, sendo que somente essa última vem sendo executada.

Críticas apontadas

Conforme informou José Carlos Guimarães Costa, da Copasa, a bacia hidrográfica da região possui rede de esgoto. No entanto, nem todos os moradores aderiram ao sistema. Sem a conexão das casas com a rede de esgoto, as obras sugeridas pela comunidade ficam inviabilizadas, uma vez que a urbanização do córrego e a pavimentação da área não podem ser feitas antes de instaladas as tubulações. 

Segundo Costa, outro problema que afeta as condições sanitárias da região é o descarte irregular de detritos no córrego. Em vista disso, ele garantiu que será feito um novo trabalho de sensibilização junto à comunidade, no intuito de estimular uma relação mais responsável com o meio ambiente e a implantação das ligações de esgoto. 

Prioridades e recursos

De acordo com o subsecretário de Assuntos Institucionais da PBH, Silvinho Rezende, será apresentado relatório da visita à Prefeitura, para que seja avaliada a planilha de prioridades do Executivo para a liberação de recursos, considerando o elevado custo da obra. A previsão é que, após a aprovação dos recursos e o término do período chuvoso, até o primeiro semestre de 2019, a escada possa ser construída.

Conforme relatou o coordenador da Administração Regional Norte, Humberto Guimarães Bernardes, no ano passado, após a visita técnica, a Regional encaminhou à Sudecap um relatório no qual foram apresentadas algumas sugestões: aplicação de fresado em todos os trechos onde fosse possível; e elaboração de projeto, pela Sudecap, para a construção da escada. Com a retomada da demanda pelo vereador Edmar Branco e programação de nova visita, a solicitação chegou, novamente, à Administração Regional Norte, que apresentou à PBH um orçamento contemplando as reivindicações da comunidade.

O gerente de Infraestrutura da Regional Norte, Marcelo de Camargos, comprometeu-se, por sua vez, a executar de imediato a poda de árvores, ressaltando, ainda, que foram incluídas na proposta proteções em gabião, para melhoria da acessibilidade e garantia da estabilidade da via em pontos críticos.

Encaminhamentos

O vereador Edmar Branco reforçou a importância de um trabalho social com a comunidade para estimular a ligação da rede de esgoto, sugerindo que em caso de recusa dos moradores, sejam feitas notificações.

Salientando que cobrará do poder público soluções para as demandas apresentadas desde a primeira visita, Branco informou que estas serão encaminhadas novamente aos órgãos competentes. “Esperamos que a Prefeitura, a Copasa e a Sudecap deem continuidade às ações planejadas, para que sejam efetivadas melhorias para a comunidade”, completou. 

Superintendência de Comunicação Institucional