AUDIÊNCIA PÚBLICA EXTERNA

Frigorífico provoca mau cheiro e incomoda moradores do Bairro Suzana

Para facilitar a participação da comunidade, o debate será realizado na Igreja Batista Esperança Plena, que fica no bairro

quinta-feira, 1 Novembro, 2018 - 13:15

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Os moradores do Bairro Suzana, na Pampulha, estão incomodados com o mau cheiro gerado por um frigorífico da região. Segundo eles, o problema se estende há vários anos e, mesmo após denúncias feitas aos órgãos competentes, nenhuma providência foi tomada. Com o objetivo de debater sobre as possíveis causas e soluções para o problema, a Comissão de Administração Pública vai realizar audiência pública na próxima terça-feira (6/11). Para facilitar a participação da comunidade, a atividade será às 19h, na Igreja Batista Esperança Plena, que fica localizada na Rua Piracema, nº 321, Bairro Suzana.

De acordo com o requerente da audiência, vereador Reinaldo Gomes (MDB), a comunidade alega que o forte cheiro de amônia, utilizada pelo frigorífico, provoca vários sintomas como dor de cabeça, vômito e o adoecimento das pessoas, principalmente daquelas que possuem problemas respiratórios. O descarte irregular de resíduos e lixo na rua e no córrego do bairro também é alvo de denúncia e reclamação.

Para os moradores, o frigorífico deixa de cumprir as normas sanitárias. Mesmo após denúncias feitas à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), ao Corpo de Bombeiros e à Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), nenhuma providência foi tomada.

Além da comunidade e do responsável pelo estabelecimento, foram convidados para a audiência representantes das Secretarias Municipais de Regulação Urbana e de Meio Ambiente, da Coordenadoria de Administração Regional Municipal Pampulha.