AUDIÊNCIA EXTERNA

Moradores do Betânia se unem em defesa de área de preservação permanente

Parlamentares vão ouvir a comunidade, em audiência pública noturna, na Sociedade São Vicente de Paulo

segunda-feira, 30 Julho, 2018 - 13:00
área verde. vegetação

Foto: Gladson Reis e Gil Sotero

A situação de abandono de uma Área de Preservação Permanente (APP) localizada no Bairro Betânia, Regional Oeste, tem preocupado a comunidade local e será tema de audiência pública externa da Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana, a ser realizada na próxima quarta-feira (1º/8). O terreno, de aproximadamente 28 mil m², situado na Av. Tereza Cristina, na altura do nº 6771, teria sido abandonado pela Associação Cristã de Moços (ACM), que mantinha um clube no local. Para facilitar a participação dos interessados, o encontro será realizado na sede da Sociedade São Vicente de Paula, localizada no próprio bairro, a partir das 19h.

De acordo com os moradores, o terreno que antes era um grande clube, lugar de lazer, formação profissional e educacional gratuita se encontra abandonado há mais de 16 anos pelo poder público e pela co-proprietária ACM. Considerado uma área de preservação ambiental permanente, o local já foi objeto de duas visitas técnicas da Câmara de BH e de uma audiência pública da Promotoria de Meio Ambiente do Ministério Público Estadual, quando foram acordados Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) com o ente privado e o Município, mas que não teriam sido cumpridos até o momento.

Além de associações de moradores e outras entidades da sociedade civil, foram convidados para o debate representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), da Procuradoria Geral do Município e da Promotoria de Meio Ambiente do Ministério Público de Minas Gerais.

As reportagens publicadas neste portal no intervalo do dia 7 de julho a 7 de outubro de 2018 sofrerão restrições  em função da legislação eleitoral.