AUDIÊNCIA PÚBLICA

Possível construção de barragem em Rio Acima será discutida nesta terça

Vereadores estão preocupados com impacto do acúmulo de rejeitos de mineração nas proximidades do sistema que abastece BH

segunda-feira, 24 Julho, 2017 - 18:30
Fazenda Velha em Rio Acima

Foto: Robson de Oliveira

A possível construção de uma barragem de rejeitos pela Vale S.A., na Fazenda Velha, no município de Rio Acima, preocupa os vereadores da Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana. O local onde se pretende instalar a barragem fica próximo ao sistema de captação de águas do Rio das Velhas, responsável por assegurar a segurança hídrica da capital mineira. Para discutir o tema, será realizada uma audiência pública nesta terça-feira (25/7), às 13h, no Plenário Helvécio Arantes.

Uma das maiores mineradoras do mundo, a Vale já solicitou aos órgãos competentes autorização para a construção da barragem de rejeitos em Rio Acima. A barragem da Fazenda Velha teria capacidade de cerca de 600 milhões de metros cúbicos e seria 10 vezes maior que a do Fundão, rompida em Mariana, no ano de 2015, e cuja Vale é uma das proprietárias. O rompimento da barragem que continha detritos de mineração transformou o Rio Doce em um mar de lama e prejudicou milhares de pessoas, sendo classificado por especialistas como uma das maiores tragédias ambientais ocorridas no Brasil.

Para debater a possível construção da barragem de rejeitos em Rio Acima e seus impactos para a segurança hídrica de Belo Horizonte, os vereadores Edmar Branco (PTdoB), Eduardo da Ambulância (PTN), Juliano Lopes (PTC) e Rafael Martins (PMDB) convidaram representantes da iniciativa privada, do poder público e da sociedade civil. São esperados representantes das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Saúde, das Secretarias Estaduais de Saúde e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), do Ministério Público, do Movimento pela Preservação da Serra do Gandarela, do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas e da própria Vale S.A.

Superintendência de Comunicação Institucional