Ameaçada por empreendimento, Mata do Planalto vai receber vereadores
Construtora tenta liberação de condomínio no local, considerado um dos últimos espaços de Mata Atlântica remanescentes na capital
Considerada como patrimônio ambiental de Belo Horizonte, a Mata do Planalto, situada em bairro de mesmo nome, na região Norte da capital, irá receber visita técnica da Comissão de meio Ambiente e Política Urbana, na próxima quarta-feira (7/5). Solicitada pelos vereadores Edmar Branco (PT do B) e Juliano Lopes (PTC), a atividade tem como objetivo reforçar a necessidade de reconhecimento do local como área de preservação ambiental permanente. A atividade terá início às 10h30, na Avenida Doutor Cristiano Guimarães, nº 851, Condomínio Granja Verde.
Desde 2010 a população dos bairros vizinhos à mata e ambientalistas têm se manifestado contra a construção de um empreendimento imobiliário no local, que ocupa um terreno particular. A construção de um condomínio residencial depende de licenciamento do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comam) e a preservação da área foi uma promessa de campanha do prefeito Alexandre Kalil.
Também conhecida como Mata do Maciel, a Mata do Planalto é um dos últimos espaços de mata atlântica remanescentes na capital, constituindo-se como uma ilha verde, com cerca de 120 mil m², em meio a uma região amplamente pavimentada e adensada. O espaço é abrigo para diferentes espécimes da fauna e da flora, além de conter nascentes e um córrego que abastece o Rio das Velhas, uma das fontes de captação de recursos hídricos que atende à população de Belo Horizonte.
Engajados na causa, Lopes e Branco defendem que é fundamental a proteção e preservação de toda a área. Para os parlamentares, a Mata do Planalto também possui enorme importância simbólica, já que é um dos últimos espaços florestados da área urbana.
Além de moradores da região e lideranças comunitárias, são esperados para a visita representantes da Fundação de Parques Municipais, da Regional Norte, das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Segurança Urbana e Patrimonial e do Comando Geral da Guarda Municipal.
Superintendência de Comunicação Institucional