Projeto inicia atividades com minicurso para universitários
O projeto Parlamento Jovem (PJ) iniciou suas atividades na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) no dia 4 de março com os alunos do curso de Ciências Sociais da PUC Minas recebendo o primeiro dos quatro minicursos que serão ministrados por instrutores da CMBH, no Plenário JK, até o dia 24 de março.

O projeto Parlamento Jovem (PJ) iniciou suas atividades na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) no dia 4 de março com os alunos do curso de Ciências Sociais da PUC Minas recebendo o primeiro dos quatro minicursos que serão ministrados por instrutores da CMBH, no Plenário JK, até o dia 24 de março.
O minicurso “Noções do processo legislativo com enfoque na pesquisa”, apresentado pela servidora Eliana Wiermam de Melo, teve como objetivo explicar o processo legislativo como um todo – a partir do quê e como é elaborado um projeto de lei e toda sua tramitação, passando pelas comissões até chegar às mãos do prefeito.
O objetivo dos minicursos é desenvolver os alunos de Ciências Sociais para a função de monitoria das atividades dos alunos de ensino médio de escolas públicas e privadas, com temas sobre Cidadania, Democracia, Processo Legislativo, Participação Política e Poder e Estado. Além dos cursos, atividades para o desenvolvimento das habilidades de expressão, retórica e desinibição para atuação deles na plenária do parlamento jovem, onde se discutirá e será votado propostas sobre o tema “Resíduos e Meio Ambiente”.
Na PUC Coração Eucarísitico ocorrerá solenidade de abertura oficial do projeto, no dia 23 de março; já no dia seguinte, os monitores iniciarão as atividades nas escolas. Em abril, os alunos e universitários visitarão a Câmara e iniciarão a “Mesa de Debates” sobre o tema de trabalho. Durante o mês de maio, os participantes começarão a formular as propostas que serão apreciadas no dia 29 de junho, data da Sessão do Parlamento Jovem BH 2010.
As escolas participantes do PJ neste ano serão Escola Municipal Geraldo Teixeira da Costa, Escola Estadual Leopoldo de Miranda, Instituto Sagrada Família e Colégio Padre Eustáquio.
O Projeto
O Parlamento Jovem é um projeto de educação política que propicia o exercício participativo da democracia e da cidadania na esfera do Poder Legislativo Municipal de Belo Horizonte. Seu público alvo são adolescentes e jovens estudantes do ensino médio de instituições públicas e privadas – que serão os parlamentares, com a monitoria de universitários do curso de Ciências Sociais da PUC Minas.
O projeto é uma parceria entre a CMBH, sob coordenação de Helena Braulia Falconi Baladon, da Escola do Legislativo (ESCLEG); PUC Minas, representada pelo curso de Ciências Sociais; e Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude, representada pela Coordenadoria da Juventude.
Neste primeiro semestre, serão realizadas as edições dos Parlamentos Jovens Municipais também em outras cidades de Minas. No segundo semestre, todos os PJs municipais se encontrarão no Parlamento Jovem Estadual na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
Informações na Superintendência de Comunicação Institucional (3555-1105/1445).