Em pauta na quinta (26), ampliação de faixas em trecho de linha férrea do Anel
Parlamentares cobram obras para reduzir acidentes e melhorar trânsito sob pontilhão entre os Bairros das Indústrias e Vista Alegre

Foto: Divulgação/PBH
A ampliação das faixas de tráfego do Anel Rodoviário será tema de audiência pública realizada pela Comissão de Mobilidade Urbana, Indústria, Comércio e Serviços nesta quinta-feira (26/6). O encontro, que acontece às 13h30 no Plenário Helvécio Arantes, foi solicitado por Irlan Melo (Republicanos) com o objetivo de debater a municipalização e a necessidade de ampliação de faixas de tráfego no trecho do pontilhão da linha férrea — entre os Bairros das Indústrias e Vista Alegre —, além de outras obras de urgência para reduzir acidentes e melhorar a fluidez do trânsito. A audiência é aberta à participação dos cidadãos e poderá ser acompanhada ao vivo pelo portal ou canal da Câmara no Youtube.
De acordo com o parlamentar, há necessidade de alargamento do trecho na altura do pontilhão da linha férrea, pois o estreitamento da pista causa engarrafamentos e representa risco à segurança de motoristas e pedestres.
“A realização dessa audiência se justifica pela necessidade de atuação célere do poder público para sanar o estrangulamento do trânsito no trecho em questão. As intervenções são de suma importância para coibir os constantes acidentes no local”, destaca Irlan Melo.
Durante audiência realizada no dia 26 de abril, o parlamentar afirmou que, nos últimos dez anos, aconteceram 25 mil acidentes no Anel Rodoviário, com 319 mortes e mais de 10 mil feridos.
Convidados
Foram convidados para a reunião o secretário municipal de Governo, Guilherme Catunda Daltro; o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Leandro César Pereira; o superintendente da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), Leonardo José Gomes Neto; o diretor de Gestão do Anel Rodoviário, Fernando de Oliveira Pessoa; o superintendente da Superintendência de Mobilidade (Sumob), Guilherme Wiler Santos e Campos; o secretário de Estado de lnfraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno Barros de Souza; a presidente da BHTrans, Deusuite Matos Pereira de Assis; o presidente da Metrô BH, Cláudio Andrade; e o CEO da VLI Multimodal S.A, Fábio Tadeu Marchiori Gama.
Municipalização
No último dia 3 de junho, a Prefeitura de Belo Horizonte assumiu a gestão do Anel Rodoviário. Com a municipalização, a PBH terá instrumentos legais para intervir diretamente na via, implementando medidas para reduzir acidentes e melhorar as condições de tráfego. O trecho transferido engloba 22,3 quilômetros, abrangendo segmentos das três rodovias que atravessam a área urbana da capital.
Demanda antiga
Inaugurado em 1963, o Anel Rodoviário conecta as BRs 040, 286 e 381. Sua construção teve o objetivo de evitar que o tráfego pesado das rodovias atravessasse o perímetro urbano, sobrecarregando a malha viária. A necessidade de ações de segurança, medidas de fiscalização e a possibilidade de municipalização da via, permitindo o protagonismo do Município na solução desses problemas, vêm sendo debatidos na Câmara de BH há pelo menos uma década.
Além de pronunciamentos nas comissões e no Plenário, o tema motivou visitas técnicas e audiências públicas na CMBH, com a participação de gestores municipais, moradores, usuários, administradores da via, apresentação de projetos de lei e indicações ao Executivo, além da criação de uma comissão especial para avaliar a situação e apontar soluções. Os esforços do Legislativo resultaram na implantação de uma área de escape na via. Agora, os parlamentares cobram a realização de outras obras para reduzir acidentes e melhorar o trânsito no local.
Superintendência de Comunicação Institucional