AUDIÊNCIA PÚBLICA

Lixo e animais abandonados na Estrada do Sanatório em pauta na segunda (5)

Área de antigo sanatório virou bota-fora de entulhos e ‘desova’ de cães, comprometendo o meio ambiente, a saúde e a segurança pública 

quarta-feira, 30 Abril, 2025 - 16:15
Acúmulo de lixo e entulho na Estrada do Sanatório

Foto: Cláudio Rabelo/CMBH

A Comissão de Meio Ambiente, Defesa dos Animais e Política Urbana vai debater, na próxima segunda-feira (5/5), às 13h30, no Plenário Helvécio Arantes, a situação da Estrada do Sanatório, na Regional Norte. De acordo com Osvaldo Lopes (Republicanos), autor do requerimento da audiência pública, as imediações do antigo Sanatório Modelo, no Bairro Jardim Felicidade, sofrem constantemente com o descarte de animais vivos e mortos, entulho, lixo doméstico e restos de obras. “Tal cenário representa risco à saúde pública, insegurança para os moradores e um grave retrocesso ambiental, contrariando os princípios da dignidade animal e do direito à cidade sustentável”, diz o parlamentar. Aberta ao público, a reunião pode ser acompanhada presencialmente ou ao vivo no portal da CMBH ou no canal da Câmara no YouTube. 

Abandono e insegurança

De acordo com Osvaldo Lopes, além do impacto à fauna e ao meio ambiente, a ausência de fiscalização, iluminação adequada e manutenção viária agrava ainda mais a sensação de abandono e insegurança. “Nosso objetivo é reunir representantes do poder público, especialistas e a população para promover um debate construtivo e propor soluções eficazes para a revitalização da estrada”, afirma.

O antigo Sanatório Modelo foi criado na década de 1920 pelo médico Hugo Werneck, para acolher pessoas com tuberculose. O prédio de 8 mil m² fica encravado na Mata da Izidora, cercado de verde. Mais tarde, funcionou ali um asilo de idosos. Atualmente, a Arquidiocese de Belo Horizonte mantém no local a Casa de Francisco - Providens, escola de educação ambiental que realiza oficinas educativas, visitas a nascentes e passeios por trilhas ecológicas, entre outras atividades. 

Convidados

Foram convidados a participar da audiência pública os secretários municipais de Governo; Meio Ambiente; Política Urbana; Saúde; e Obras e Infraestrutura. Também foram chamados representantes da Superintendência de Limpeza Urbana, Guarda Municipal de Belo Horizonte, Gerência Distrital de Controle de Zoonoses da Regional Norte e Arquidiocese de Belo Horizonte.

Superintendência de Comunicação Institucional