Comissão irá à Lagoa do Nado averiguar rompimento da barragem
Tema será debatido em audiência. Chuvas acendem alerta para falhas na drenagem de vias urbanas e locais de risco na capital
Foto: Dara Ribeiro/CMBH
Após o rompimento da barragem do Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado, na Região Norte de BH, na última quarta-feira (13/11), vereadores se mobilizam para avaliar a situação do equipamento e os impactos ambientais, apurar responsabilidades e cobrar medidas de segurança. Na reunião desta segunda (18/11), a Comissão de Meio Ambiente, Defesa dos Animais e Política Urbana aprovou quatro requerimentos relacionados ao assunto, sendo dois pedidos de informação à Prefeitura, uma visita técnica ao local e a realização de uma audiência pública. Durante a reunião, também foram aprovadas duas visitas técnicas para averiguar a ausência de sistemas de drenagem em vias importantes da capital e um debate sobre lixeiras públicas e limpeza urbana. Confira o resultado completo.
Com o colapso da barragem, mais de 60 milhões de litros de água vazaram pelo buraco que se abriu na estrutura de contenção, deixando a Lagoa do Nado vazia. A água atingiu a Avenida Dom Pedro I, adjacente ao Parque, que chegou a ter o trânsito interditado. Além disso, conforme informações da Prefeitura, foram resgatados mais de 600 animais do local, sendo 459 peixes de diferentes espécies e 154 cágados e tartarugas. Para averiguar de perto a situação, foi aprovada a realização de uma visita técnica ao local no dia 25/11, às 10h, requerida por Dr. Célio Frois (PV), Cida Falabella (Psol) e Iza Lourença (Psol).
Debate público
A Comissão também aprovou a realização de uma audiência para discutir com a sociedade e o poder público a segurança das barragens da cidade, especialmente a do Parque Lagoa do Nado. Solicitado por Dr. Célio Frois, o encontro foi agendado para o dia 2 de dezembro, às 13h30, no Plenário Camil Caram. A reunião será aberta à participação de qualquer cidadão interessado e será transmitida ao vivo pelo canal da Câmara.no YouTube
Pedidos de informação
Dr. Célio Frois assina ainda, juntamente com as vereadoras do Psol, um pedido de informações acerca das circunstâncias e responsabilidades que culminaram no rompimento da barragem, que será enviado às secretarias municipais de Meio Ambiente, de Governo e de Obras e Infraestrutura..Outro requerimento aprovado, de autoria de Marcela Trópia (Novo), contém questionamentos sobre o rompimento do talude endereçados ao prefeito Fuad Noman e ao presidente da Fundação Municipal de Parques e Zoobotânica de Belo Horizonte, Gelson Leite.
Risco de enchentes
A chegada do período chuvoso evidencia as falhas e a falta de sistemas de drenagem em importantes vias da capital. Para averiguar o problema in loco, os integrantes da Comissão aprovaram requerimento de Loíde Gonçalves (MDB) que solicita a realização de duas visitas técnicas no dia 28 de novembro, sendo a primeira às 10h, na Avenida Desembargador Cândido de Oliveira nº 375 (antigo nº 75), no Bairro Lajedo, e a segunda às 14h, na Avenida Deputado Último de Carvalho, nº 339, Bairro Planalto, ambos na Regional Norte.
Outros requerimentos
Outra audiência pública aprovada durante a reunião vai debater sobre as lixeiras públicas e a limpeza urbana na capital no dia 9 de dezembro, no mesmo horário e local. A autora do pedido é Marcela Trópia (Novo). No total, a Comissão de Meio Ambiente, Defesa dos Animais e Política Urbana aprovou 12 requerimentos de comissão.
Assista aqui ao vídeo da reunião.
Superintendência de Comunicação Institucional