Evento vai debater democratização da comunicação na terça-feira (16)
Programação conta com lançamento de livro sobre rádios comunitárias de Belo Horizonte
Imagem: Secvis/CMBH
A Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo irá promover, na terça-feira (16/12), o seminário “Rádios Comunitárias, Escolares e Web: Contribuições para a Democratização da Comunicação”. O evento é uma continuidade do encontro realizado no mês de novembro, que debateu a comunicação alternativa e os desafios para a transformação social. Segundo Edmar Branco (PCdoB), autor da iniciativa, o objetivo é aprofundar a discussão sobre o papel estratégico das rádios comunitárias na ampliação do acesso à informação. Além de palestra e debate, a programação do evento inclui ainda o lançamento do livro “Uma frequência no ar”, de Theris Rawlison. O seminário acontecerá no Plenário Juscelino Kubitscheck, das 13h30 às 17h30, e os interessados em participar presencialmente podem se inscrever por meio do formulário disponível no portal da CMBH. O evento também será transmitido ao vivo no portal e no canal da Câmara no YouTube.
Fortalecimento e reconhecimento
A segunda edição do seminário Rádios Comunitárias, Escolares e Web busca reconhecer esses meios de comunicação como "instrumentos fundamentais" de participação popular e democratização da comunicação, além de propor ações conjuntas de fortalecimento e reconhecimento da importância histórica e social das rádios comunitárias. Para Edmar Branco, estes veículos são uma importante ferramenta de ampliação de vozes invisibilizadas.
“Essas iniciativas de comunicação local ampliam vozes muitas vezes invisibilizadas, estimulam a participação popular, fortalecem identidades culturais e contribuem de forma efetiva para a democratização do direito à comunicação”, afirma Edmar Branco.
Cenário em Belo Horizonte
A programação do seminário inclui palestra e debate com o presidente da Rádio Brasil, Geraldo Maracunáia, sobre a contribuição das rádios comunitárias escolares e web para a democratização da comunicação. Também está previsto o lançamento do livro “Uma frequência no ar: Trajetória, Desafios e Contribuições na Comunicação Local em Meio a uma Democracia Vigiada”, de Theris Rawlison. Na obra, o jornalista apresenta uma análise sobre comunicação comunitária e sua função social em contextos de restrição democrática. Theris Rawlison ainda realiza um levantamento das rádios comunitárias da capital mineira e aborda a atuação desses meios de comunicação em Belo Horizonte.
Primeira edição
Em novembro deste ano, a Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo realizou o primeiro seminário sobre rádios comunitárias, escolares e web. Com o tema “Sinergias e Desafios para a Transformação Social”, o evento contou com dois painéis que mostraram um raio-X das rádios comunitárias no país e a necessidade de maior apoio do poder público. A apresentação de dois projetos desenvolvidos em escolas estaduais de nível médio da capital também integrou a programação do encontro. Comunicadores, educadores e representantes de entidades ligadas ao setor que estiveram presentes no seminário, apontaram a necessidade de maior investimento por parte de todas as esferas de governo. Na ocasião, Edmar Branco, proponente do evento, propôs a criação de um fórum metropolitano permanente para tratar do tema, além da elaboração de um projeto de lei municipal que possibilite parcerias institucionais e maior apoio às rádios comunitárias e escolares de BH.
Serviço:
13h30 – Credenciamento
13h50 – Formação da Mesa e Palestra
14h10 – Palestra: “Rádios Comunitárias, Escolares e Web: Contribuições para a Democratização da Comunicação”
14h30 – Debate
15h30 – Lançamento do Livro "Uma Frequência no ar", de Theris Rawlison.
17:30 – Encerramento
Faça sua inscrição neste link.
Superintendência de Comunicação Institucional


