Ampliação de tratamento e diagnóstico para endometriose em pauta na quinta (23)
Objetivo é propor políticas públicas com foco na doença e debater sobre mutirão de cirurgias realizadas no Hospital da Baleia
Foto: Divulgação/MS
A Comissão de Mulheres vai debater em audiência pública, nesta quinta-feira (23/10), às 9h30, o mutirão de cirurgias de endometriose realizado no Hospital da Baleia e as políticas públicas relacionadas ao enfrentamento da doença. De acordo com a vereadora Trópia (Novo), requerente do encontro, dentre os objetivos está mapear os desafios enfrentados pelas mulheres no acesso ao tratamento e debater políticas públicas para a ampliação da atenção à saúde da mulher com foco na endometriose. Representantes das secretarias Municipal e Estadual de Saúde, associações médicas e a direção do Hospital da Baleia estão entre os convidados. A audiência pode ser acompanhada por qualquer pessoa interessada de forma presencial, no Plenário Helvécio Arantes, ou remota pelo portal ou canal da Câmara de BH no YouTube.
Doença inflamatória crônica
A endometriose é uma doença inflamatória crônica caracterizada pelo crescimento do endométrio (tecido que reveste o útero) fora da cavidade uterina. De acordo com o Ministério da Saúde, estima-se que entre 5% e 15% das brasileiras em idade reprodutiva tenham endometriose.
Segundo informações do site de Trópia, o Hospital da Baleia, localizado no bairro Saudade, Região Leste de BH, recebeu emenda da parlamentar e tem como meta realizar 60 cirurgias de endometriose ao longo deste ano. A ação beneficia pacientes previamente selecionadas a partir da fila de espera da unidade, composta por mulheres encaminhadas via SUS.
“A realização do mutirão de cirurgias no Hospital da Baleia representa um passo fundamental para ampliar o acesso ao tratamento e reduzir a fila de espera por procedimentos cirúrgicos. Ao mesmo tempo, a pauta da endometriose precisa ser incorporada de forma mais estruturada às políticas públicas de saúde da mulher, garantindo diagnóstico precoce, acompanhamento multiprofissional e acesso a tratamentos modernos e menos invasivos”, afirma Trópia no requerimento da audiência.
Convidados
Para participar do debate foram convidados o secretário municipal de Saúde, Danilo Borges Matia; o secretário de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti Vitor; a presidente da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG), Renata Ferreira Leles Dias; o secretário municipal de Relações Institucionais, Guilherme Catunda Daltro; o presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de Minas Gerais, Ricardo Hernane Lacerda; o presidente da Associação e Ministério Nacional e Universal de Endometriose, Infertilidade e Dor Crônica do Brasil (AMO) Acalentar, Maria Helena Nogueira; o presidente da Associação de Ginecologistas e Obstetras de Minas Gerais (SOGIMIG), Delzio Salgado Bicalho; e o diretor-presidente do Hospital da Baleia, Luiz Henrique Sousa e Silva.
Superintendência de Comunicação Institucional


