REUNIÃO COM CONVIDADOS

Universidades devem apresentar serviços e estudos sobre violência de gênero

Casa Tina Martins e Mulheres da Quebrada também devem relatar experiências. Encontro é na quinta-feira (25)

segunda-feira, 22 Setembro, 2025 - 12:15
mulher branca com braço esticado na frente do rosto com a mão em sinal de pare

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Compartilhar práticas e conhecimentos a fim de qualificar as ações de enfrentamento à violência contra a mulher. Esse é um dos objetivos da reunião com convidados que a Comissão de Mulheres realiza nesta quinta-feira (25/9), às 9h30, na Câmara Municipal de Belo Horizonte. Solicitado por Luiza Dulci (PT), o encontro deve contar com a presença de representantes do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher (Nupem); do Serviço de Atendimento em Psicologia da PUC São Gabriel; da Casa de Referência para a Mulher Tina Martins e do Mulheres da Quebrada. A reunião está prevista para ocorrer no Plenário Helvécio Arantes e pode ser acompanhada presencialmente ou de forma remota, pelo portal ou canal da CMBH no Youtube.

Compartilhar para qualificar

A reunião desta quinta-feira integra uma série de encontros iniciados em abril deste ano. Segundo Luiza Dulci, a proposta é que eles sejam realizadas até o mês de novembro, configurando um "processo continuado" de conhecimento das ações que já existem no município. Segundo a parlamentar, o objetivo é promover a troca de informações entre instituições públicas e privadas, o terceiro setor e movimentos e coletivos de luta, visando o "compartilhamento de práticas" que possam qualificar as ações de enfrentamento à violência de gênero.

Convidados

Entre os convidados para o encontro estão representantes da Casa de Referência da Mulher Tina Martins, que acolhe mulheres vítimas de violência doméstica; do coletivo Mulheres da Quebrada, que desenvolve ações socioculturais e assistenciais para mulheres na região do Aglomerado da Serra; do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher (Nepem) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que desenvolve e articula ações de ensino, pesquisa e extensão na promoção e divulgação dos direitos das mulheres; e do Serviço de Atendimento em Psicologia da PUC São Gabriel, oferecido pelos alunos do curso de psicologia, sob supervisão de professores, para atendimento com valor social ou gratuito.

Superintendência de Comunicação Institucional