Barreiro, que completou 170 anos, ganha dia oficial para comemorar: 3 de agosto
A data vai reforçar as comemorações de aniversário já realizadas na região que é mais antiga que a própria capital

Foto: Abraão Bruck/CMBH
De iniciativa parlamentar, a Lei 11.902/2025, que institui o dia 3 de agosto como o Dia de Comemoração do Aniversário do Barreiro, foi publicada nesta quinta-feira (25/9), no Diário Oficial do Município (DOM). A nova lei foi sancionada pelo Executivo, que vetou dois parágrafos com a justificativa de que os mesmos são inconstitucionais, pois criam obrigações para os órgãos municipais. A norma altera a Lei 11.397/22, que consolida legislação que institui datas comemorativas no Município, e foi proposta pelos vereadores Iza Lourença (Psol), Helton Júnior (PSD), Professor Juliano Lopes (Pode) e Wanderley Porto (PRD).
Festividades
A importância econômica e social da região foi levada em consideração pelos parlamentares. Segundo eles, o aniversário do Barreiro já é comemorado anualmente com uma programação diversa, cabendo ao Poder Executivo estímular e fomentar a agenda de eventos que enaltece a cultura, gastronomia e feiras locais. Para Wanderley Porto, comemorar essa data é uma oportunidade de reconhecer a importância da região e de dar mais visibilidade à sua história. De acordo com o texto, a proposta é fomentar agendas culturais, de esporte e lazer, gastronômicas e religiosas que destaquem a importância da região para o município, além de fomentar o turismo, a memória e a ocupação do espaço urbano pela população. A medida também pretende estimular a promoção de eventos, feiras, corridas e caminhadas para comemorar a data e, ainda, a produção de materiais informativos sobre a história da região.
"O Barreiro, desde a construção da capital, desempenha papel central no desenvolvimento econômico da cidade. Com áreas verdes, nascentes, indústrias, comércio forte e uma rede hospitalar pública referência no estado, a região reúne características únicas que enchem de orgulho quem vive nela e atrai muitos empreendedores", diz Wanderley Porto.
História
O Barreiro desempenha papel central no desenvolvimento econômico da cidade. A região conta com áreas verdes, nascentes, indústrias e comércio forte, além de uma rede hospitalar pública que é referência em Minas Gerais. Com cerca de 300 mil habitantes, a região é mais antiga que a própria cidade de Belo Horizonte: enquanto a capital mineira tem 127 anos, o Barreiro comemorou, no último dia 3 de agosto, 170 anos de existência.
Superintendência de Comunicação Institucional