Ato de solidariedade aos palestinos e situação de Gaza em debate na terça (17)
Visita de Álvaro Damião a Israel é alvo de críticas; prefeito já estaria na Jordânia e em breve retorna ao Brasil

Foto: Agência Brasil/Reuters
A situação atual da Palestina, especialmente no território da Faixa de Gaza, será debatida em audiência pública da Comissão de Direitos Humanos, Habitação, Igualdade Racial e Defesa do Consumidor na próxima terça-feira (17/6), às 10h, no Plenário Helvécio Arantes. O encontro também pretende ser um ato de solidariedade ao povo palestino, de denúncia à violação de direitos humanos e de crítica à visita do prefeito Álvaro Damião à Israel. A reunião atende a requerimento da vereadora Juhlia Santos (Psol), a partir de solicitação do Comitê Mineiro de Solidariedade à Palestina. O encontro é aberto à participação popular e pode ser acompanhado ao vivo pelo site ou pelo canal da CMBH no Youtube.
Álvaro Damião foi a Israel a convite da embaixada do país para participar do evento “Projetos Municipais para Segurança Pública e Desenvolvimento Local”. Ele ficaria em Israel até a próxima sexta-feira (20/6), mas, diante do confronto entre o país e o Irã, o prefeito precisou se refugir em abrigo subterrâneo na última quinta (12/6). Nesta segunda (16/6), uma operação de resgate conduziu Damião e outras autoridades à Jordânia, onde devem iniciar o retorno ao Brasil.
Segurança pública
A missão oficial de Álvaro Damião a Israel também motivou pedido de informação aprovado pela Comissão de Administração Pública e Segurança Pública no dia 11 de junho. Cida Falabella (Psol) e outros cinco parlamentares questionaram quais eventos a Prefeitura de Belo Horizonte foi convidada a participar, e quais tecnologias pretende importar do estado de Israel. Os autores do requerimento também querem saber se a prefeitura apoia a política de segurança pública realizada pelo estado israelense contra os cidadãos palestinos nas terras ocupadas, e se pretende importar o modelo adotado nesse país que, segundo os autores, desrespeita os direitos humanos.
Convidados
Foram convidados para a audiência pública Dirlene Marques, Edelvais Queiróz, Eduardo Chapadeiro e João Afonso, do Comitê Mineiro de Solidariedade à Palestina; Lucas Teles, diretor-geral do Movimento Nacional dos Direitos Humanos/MG; Avelin Buniaca Kambiwá, professora de Sociologia; e Vanessa Portugal, professora da rede municipal de Belo Horizonte.
Superintendência de Comunicação Institucional