AUDIÊNCIA PÚBLICA

Demanda por escada e iluminação pública no Taquaril é tema de debate

As reivindicações dizem respeito ao acesso da Rua Arco-Íris à Rua Joaquim Teixeira dos Anjos. A audiência será nesta quinta-feira (23/5)

terça-feira, 21 Maio, 2024 - 17:45

Foto: Marcos Santos/USP Imagens

A necessidade de uma escada na ligação da Rua Arco-Íris à Rua Joaquim Teixeira dos Anjos, no Bairro Taquaril, será debatida em audiência pública da Comissão de Mobilidade Urbana, Indústria, Comércio e Serviços. No evento, agendado para quinta-feira (23/5), às 13h30, também será discutida a demanda por instalação de iluminação pública no local. O debate, que acontecerá no Plenário Helvécio Arantes, será conduzido pela vereadora Loíde Gonçalves (MDB), que é também a solicitante da audiência. Estão convidados para participar do evento representantes da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap); da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura; da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel); e da Secretaria Municipal de Governo. Interessados já podem enviar perguntas e comentários por meio deste link. A audiência será transmitida ao vivo pelo Portal CMBH e também poderá ser acessada, após seu término, entre os vídeos disponíveis no Portal, os quais poderão ser encontrados aqui.

De acordo com o Plano Diretor do Município, a área em questão é classificada como Aeis -1, que é uma porção do território municipal destinada à implantação de empreendimentos de interesse social, composta de áreas vazias e edificações existentes, subutilizadas ou não utilizadas. Entre os critérios para a delimitação de uma porção de território como Aeis-1 está a presença ou previsão de implantação de equipamento público comunitário que atenda à população; bem como a possibilidade de expansão da infraestrutura para atendimento à população.

Além disso, o Plano Diretor de Mobilidade Urbana da capital mineira coloca entre seus objetivos estratégicos a promoção da melhoria contínua dos equipamentos e instalações relacionados à mobilidade, tornando-a um fator de inclusão social. Ainda no que tange à circulação de pedestres e, por consequência, à demanda pela escada no Taquaril, o Plano Diretor de Mobilidade Urbana prevê a promoção do modo de transporte a pé, a criação de facilidades para os deslocamentos e a priorização dos pedestres nos projetos viários e nas políticas públicas.

Iluminação pública

A iluminação pública, pleiteada pelos moradores das proximidades das Ruas Arco-Íris e Joaquim Teixeira dos Anjos, desempenha um papel fundamental na qualidade de vida das cidades e no bem-estar de seus habitantes. A presença de iluminação pública adequada detém a capacidade de prevenir acidentes e crimes, ao tornar o local mais seguro no período da noite. A iluminação também contribui para a valorização da área urbana, incentivando o uso e a ocupação do espaço público; bem como promove a inclusão social, ao permitir que todos tenham acesso igualitário aos espaços públicos, independentemente da área e do horário.