VISITA TÉCNICA

Odilon Behrens precisa de equipamentos e de novo bloco cirúrgico

Hospital tem desafios a curto e médio prazo e depende de mais recursos para melhorias

sexta-feira, 22 Março, 2024 - 13:30
Oito pessoas de pé, reunidas no interior do Hospital Metropolitano Odilon Behrens, durante o dia.

Foto: Bernardo Dias/CMBH

Em visita técnica na manhã desta sexta (22/3), a Comissão de Saúde e Saneamento verificou as condições de funcionamento do Hospital Metropolitano Odilon Behrens (HOB), no Bairro São Cristóvão. Foi constatada a necessidade de aparelhos de tomografia, ultrassonografia e raio-x, além de um novo centro cirúrgico, cuja construção está prevista. No ano que vem, deve ser inaugurada nova maternidade na unidade, que precisou abrir mais 20 leitos na pediatria recentemente por conta da alta demanda em decorrência da dengue e de doenças respiratórias. O vereador José Ferreira (PP), que solicitou a visita, falou sobre a possibilidade de a Câmara Municipal destinar recursos ao hospital por meio de emendas parlamentares.

Taciana Malheiros, superintendente do HOB, comentou que a instituição, que atualmente tem 521 leitos ativos e quase 3 mil trabalhadores, tem muito a oferecer para a população, com serviços de ortopedia, cirurgia geral, clínica médica e cirurgia vascular, além de muitos setores que podem ser aprimorados. Ela explicou que os custos do hospital são 75% de origem municipal e o restante se divide entre recursos estaduais ou federais. A gestora ressaltou a importância de se pensar o hospital inserido em uma rede de saúde regional, acrescentando que a rede tem seis unidades, incluindo uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e dois hospitais, e também atende pacientes da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Os membros dos conselhos mostraram um orçamento dos equipamentos que, somados aos existentes no hospital, proporcionariam uma melhoria imediata dos serviços, entre eles aparelhos de tomografia, ultrassonografia e de raio-x.

Malheiros comentou que o hospital teve um recente aumento de demanda devido ao número crescente de casos de dengue e de demandas respiratórias, o que pode diminuir até o meio do ano. Em razão dessa demanda, a Enfermaria Pediátrica de Apoio à Sazonalidade, que atende doenças como bronquite, asma e dengue, irá totalizar um aumento de 20 leitos nesse período. Entre as melhorias futuras, a superintendente mencionou a conclusão da Nova Maternidade, prevista para início de 2025, que irá liberar espaço no hospital para a reunião de dois blocos cirúrgicos. Essa modificação, somada a uma reforma de fachada, tem o custo de R$ 15 milhões.

Inaugurado em 1944 e destinado inicialmente ao atendimento aos funcionários da Prefeitura de Belo Horizonte, o HOB passou a integrar o recém-criado Sistema Único de Saúde (SUS) e atender pacientes de Belo Horizonte e de cidades da Região Metropolitana de BH em 1989. Em 2004, o hospital foi credenciado pelo Ministério da Educação como Hospital de Ensino e, atualmente, possui 18 Programas de Residência Médica e seis Programas de Residência Multiprofissional, formando anualmente uma média de 110 especialistas por ano.

Ao final da visita técnica, Ferreira se prontificou a contribuir com as melhorias necessárias para o hospital. “É um desafio muito grande atender a população. Viemos conhecer a realidade do hospital para ver em que podemos contribuir, inclusive angariando o apoio de outros vereadores, através de recursos como emendas impositivas. A realidade nos faz lutar pelo bem maior”, concluiu.

Superintendência de Comunicação Institucional

Visita técnica para averiguar as condições de funcionamento do Hospital Municipal Odilon Behrens - Comissão de Saúde e Saneamento