Impactos da Stock Car no entorno do Mineirão em debate na próxima segunda

sexta-feira, 23 Fevereiro, 2024 - 14:30
Imagem da esplanada do Mineirão

Foto: Heldner Costa / CMBH

Quais os impactos provocados pela realização de uma corrida de Stock Car em BH? Esse é o questionamento de moradores do entorno do Mineirão, onde está prevista a realização do evento em agosto desse ano. Além de reflexos no trânsito e transtornos com barulho, população estaria preocupada com a supressão de 160 árvores. O tema será debatido em audiência pública da Comissão de Meio Ambiente, Defesa dos Animais e Política Urbana na próxima segunda-feira (26/2), às 13h30, no Plenário Camil Caram, a pedido de Wagner Ferreira (PDT). O evento será transmitido ao vivo pelo Portal da CMBH e pelo YouTube, e os interessados podem participar encaminhando perguntas, comentários e sugestões por meio do formulário já disponível.

O parlamentar destacou que a proposta é debater com a comunidade e com o poder público medidas mitigadoras de impactos ambientais e urbanísticos. A audiência deverá esclarecer as razões pelas quais a comunidade não foi chamada a opinar; a atuação do poder público em relação a esta iniciativa, bem como a existência de licenças e autorizações para o evento. “A audiência pública sobre os impactos ambientais da Stock Car na Pampulha será muito importante para esclarecermos dúvidas que surgiram quanto às denúncias de supressão de cerca de 160 árvores no entorno do Mineirão, o que está preocupando moradores e ambientalistas, que procuraram o nosso mandato para fazer esse alerta. O debate com toda a sociedade é necessário, uma vez que está previsto o investimento de R$ 20 milhões do Município para a realização da prova, então, precisamos esclarecer qual o destino deste recurso público”, explicou Wagner.

Foram convidados para participar da audiência representantes das Secretarias Municipais de Meio Ambiente; de Política Urbana e de Obras e Infraestrutura, além da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, entre outros órgãos. Também devem contribuir com o debate representantes de organizações defensoras dos animais; da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); e de associações dos moradores dos bairros São Luiz e São José, entre outros.