MOBILIDADE URBANA

Via de acesso a grandes empreendimentos, Cristiano Machado terá intervenções

Estão previstas obras em diferentes pontos da avenida, envolvendo construção de trincheira com fluxo rápido e alças de acesso

quinta-feira, 7 Dezembro, 2023 - 16:30
Imagem na tela do computador do trãnsito intenso na Avenida Cristiano Machado, em frente à Catedral Cristo Rei

Foto: CMBH

Encontrar soluções para os problemas viários no entorno da Catedral Cristo Rei, Shopping Estação BH e UNA Linha Verde. Esse foi o objetivo da audiência pública realizada pela Comissão de Mobilidade Urbana, Indústria, Comércio e Serviços nesta quinta-feira (7/12), a pedido de Loide Gonçalves (Podemos). Segundo a vereadora, o desenvolvimento econômico impulsionado pelos grandes empreendimentos é acompanhado com preocupação pelos moradores dos bairros da região e usuários das vias de acesso tanto para os bairros lindeiros à Avenida Cristiano Machado, quanto para as cidades da região metropolitana. De acordo com a Prefeitura, estão previstas intervenções em várias frentes, em diferentes pontos da avenida, envolvendo construção de trincheira com fluxo rápido para Cidade Administrativa, Aerorporto de Confins e região metropolitana, alças de acesso ao shopping e à catedral, e ligações com o Move e o Metrô. Parte das medidas, segundo a PBH, são condicionantes para mitigação de impactos desses empreendimentos. As obras serão realizadas por etapas, envolvendo ações de pequeno, médio e longo prazo.

Loíde apresentou imagens da Avenida Cristiano Machado em frente ao shopping e à Catedral Cristo Rei, com grande congestionamento. A parlamentar argumentou que o serviço de drive-thru da Pizzaria Guarani e do Mc Donalds impacta ainda mais a via, uma vez que os veículos costumam parar em fila dupla. Loíde também apontou uma área na pista central que, segundo ela, não tem serventia como pista de rolamento e é usada como estacionamento gratuito para quem utiliza as dependências do shopping. Ela sugeriu que a pista fosse liberada para dar mais vazão ao trânsito. 

Diretor de análise de licenciamento urbanístico e ambiental da PBH, Isaac Medeiros afirmou que as intervenções na região se darão em várias frentes. Ele explicou que existem grandes empreendimentos que já foram considerados e estão em processo de licenciamento. Essas construções, segundo ele, já receberam ou estão recebendo suas condicionantes para mitigação de impactos, inclusive os viários. “Algumas obras tiveram aprovados os projetos para melhoria das condições viárias daquela região pensando, inclusive, nos novos empreendimentos que estão surgindo, sejam eles residenciais ou de licenciamento urbanístico”, afirmou. O diretor explicou que ainda não há data prevista para início ou conclusão dessas intervenções. 
Isaac Medeiros destacou que a conclusão da obra da Catedral, prevista para daqui a cinco anos, vai causar grandes impactos na região e que a PBH já está atuando para mitigar esses impactos. “Além de obras estruturais, haverá intervenções de pequeno, médio e longo prazo”, disse. 

Fiscalização do trânsito

De forma bem taxativa, o diretor de Sistema Viário da BHTrans, José Carlos Ladeira, afirmou que a solução para a fila dupla é uma ação de fiscalização da Polícia Militar ou da Guarda Municipal para multar os infratores por “pararem em lugar proibido”. José Carlos pontuou que existem três grandes intervenções previstas para a Avenida Cristiano Machado com o objetivo de melhorar o tráfego de veículos. A primeira, já em andamento e com previsão de conclusão em meados de 2024, é no cruzamento com a Avenida Waldomiro Lobo, no Bairro Guarani. Depois serão realizadas intervenções no cruzamento com a Avenida Sebastião de Brito, na altura do Bairro Dona Clara e, por fim, na região do Vilarinho. 

Ele contou que existem pendências a serem cumpridas pelo Shopping Estação, que deve fazer intervenções vultosas para garantir acessibilidade ao metrô, ao Move e também às dependências do centro comercial. Segundo José Carlos, há também uma proposta da BHTrans para separar o fluxo de veículos no local, identificando faixas para acesso aos bairros e para o fluxo direto ao aeroporto, Cidade Administrativa e região metropolitana. “A proposta é construir uma trincheira com trânsito rápido ligando BH/Confins, construir alças para acesso ao shopping e à Catedral e deixar as laterais para embarque e desembarque de passageiros. “Estamos na fase final para aprovar o projeto executivo”, afirmou, lembrando que a construção da trincheira depende de licenciamento ambiental. 

Gerente de Ação Regional Norte/Venda Nova, Everaldo assegurou que as fiscalizações de rotina são intensificadas nesta época do ano, em razão do Natal, para coibir infrações de trânsito; que o semáforo da Avenida Cristiano Machado está bem ajustado e que, mesmo sem estar em funcionamento, a Catedral Cristo Rei já conta com 200 vagas de estacionamento. Segundo ele, para agilizar as obras na via e reduzir os impactos negativos de um fechamento de pista, os trabalhadores utilizam os feriados. 

Loide afirmou que vai solicitar por meio de requerimento os planos de obras previstos para a região.

Superintendência de Comunicação Institucional 

Audiência pública para discutir a temática: Desafios da mobilidade urbana local no entorno da Catedral Cristo Rei, Shopping Estação BH, UNA Linha Verde e outros empreendimentos - Comissão de Mobilidade Urbana, Indústria, Comércio e Serviços