VISITA TÉCNICA

Comissão fiscaliza cuidado com animais no Zoológico e Jardim Botânico nesta sexta

Bem-estar e condições de vida serão avaliados. Espaço tem 3.500 animais de quase 230 espécies

quinta-feira, 10 Agosto, 2023 - 11:15

Foto: Bernardo Dias/CMBH

Fiscalizar e avaliar os cuidados com os animais, com foco prioritário no bem-estar e na manutenção de suas condições de vida. Este é o objetivo da visita técnica que a Comissão de Meio Ambiente, Defesa dos Animais e Política Urbana realiza nesta sexta-feira (11/8), às 10h, à Zoobotânica. O espaço, que abriga o Zoológico e Jardim Botânico de BH, fica na Avenida Otacílio Negrão de Lima, nº 8000, na Pampulha. Solicitada por Wanderley Porto (Patri), a vistoria, segundo o vereador, é essencial garantir que as práticas e procedimentos adotados nos locais estejam alinhados com os princípios de respeito à vida animal, proporcionando um ambiente adequado, seguro e saudável para seus habitantes. Para a visita foram convidados representantes de órgãos da Prefeitura Municipal ligados ao assunto.

Cuidado e diálogo construtivo

A Zoobotânica de BH abriga o Jardim Zoológico, o Jardim Botânico e o Aquário da Bacia do Rio São Francisco. Segundo informações disponíveis no site do Município, o Jardim Zoológico coordena programas de pesquisa, possui coleções de plantas vivas e um rico acervo técnico. Já o Zoológico, segue a tendência de modernização e vem passando por transformações em busca de melhores práticas na preservação e conservação das espécies.

Na visitoria que deve ocorrer nesta sexta-feira, Wanderley Porto salienta que, além da avaliação acerca dos cuidados com as espécies, a agenda permitirá uma maior interlocução entre a Câmara Municipal e os dirigentes da instituição. “A visita permitirá que possamos estabelecer um diálogo construtivo com os responsáveis pelo Zoológico, proporcionando a troca de informações e experiências sobre as práticas adotadas, bem como identificar possíveis áreas de melhoria e colaborar para a implementação de medidas que visem aprimorar o tratamento e cuidado dos animais”, afirmou.

Para a agenda serão aguardados representantes da Fundação de Parques Municipais; da Secretaria Municipal de Meio e da PBH Ativos S/A. O ponto de encontro da visita técnica está a marcado para a portaria principal, que fica na Avenida Otacílio Negrão de Lima, nº 8000, Pampulha.

3.500 animais de quase 230 espécies

Em agosto do ano passado nasceu no Zoológico BH uma fêmea de cervo do pantanal, espécie brasileira classificada como vulnerável na lista de espécies ameaçadas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). À época, a instituição informou que mantém sob seus cuidados mais de 3.500 animais de aproximadamente 230 espécies das classes de mamíferos, aves, répteis e peixes, além de um borboletário.

Além de animais nascidos no local, o Zoo de BH realiza permuta de espécies com Zoológicos de outros estados e de outros países, e ainda recebe animais encaminhados de órgãos de fiscalização. O Zoo realiza ainda trabalho de auxilio na reabilitação de animais resgatados, prestando atendimento médico-veterinário e demais cuidados e acompanhamentos necessários. Além disso, participa de 19 Planos de Ação Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção (PAN’s), que é um instrumento de gestão, construído de forma participativa, sob a coordenação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Superintendencia de Comunicação Institucional