Impactos de evento cultural no bioma do Parque Ecológico da Pampulha em debate

Ocupação desordenada e necessidade de obras de saneamento básico no Córrego Embiras, na Vila Biquinhas, também estarão em pauta

segunda-feira, 26 Junho, 2023 - 15:15
Imagem de parlamenteares reunido em torno de uma mesa em formato U. Na cabeceira da mesa, o vereador Ciro Pereira

Foto: Karoline Barreto/CMBH

Os impactos causados ao meio ambiente diante da realização de eventos musicais no Parque Ecológico da Pampulha preocupam, além dos moradores do entorno, os membros da Comissão de Meio Ambiente, Defesa dos Animais e Política Urbana, que acataram, durante reunião ordinária, nesta segunda-feira (26/6), pedido de Sérgio Fernando Pinho Tavares (PL) para realização de uma audiência pública sobre o tema. No último fim de semana, o Parque Ecológico recebeu o Festival Sensacional, autorizado pela Justiça, que negou o pedido do Ministério Público para cancelar o evento e considerou que a atividade no parque estava regular do ponto de vista legal. O colegiado também aprovou a realização de uma audiência pública para debater sobre ocupação do solo urbano sem planejamento e os impactos negativos para a saúde e a segurança dos moradores no Bairro Vila Biquinhas. Além disso, os membros do colegiado acataram pedidos de visita técnica a dois parques da cidade para avaliar a possibilidade de instalação de pistas de Mountain Bike.

Ao defender a necessidade de questionar o poder público sobre os impactos causados pelos eventos musicais realizados no Parque Ecológico da Pampulha, Sérgio Fernando, autor do requerimento, lamentou o entendimento da Justiça que autorizou a realização de shows no último fim de semana. “Teve muito ruído e há relatos de que isso traz um dano enorme àquele bioma já formado. Acho importante trazer os atores da nossa administração para entender como é feito esse licenciamento e se esses eventos vão continuar a serem realizados no Parque Ecológico”, afirmou.

A audiência pública, marcada para o dia 10 de julho às 13h30, no Plenário Camil Caram, terá como convidados os secretários municipais de Governo; de Meio Ambiente; e de Cultura; além dos presidentes da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica; e da Fundação Municipal de Cultura.

Córrego Embiras

Os parlamentares também deram aval para a realização de audiência pública com o objetivo de debater sobre a ocupação do solo urbano sem planejamento e os impactos negativos para saúde e segurança dos moradores na Rua Nossa Senhora de Eucaristia, Bairro Vila Biquinhas. O requerimento, assinado pela vereadora Loíde Gonçalves (Pode), ressalta ainda que além de apontar os impactos ambientais, é preciso destacar a necessidade de realização de obras de saneamento básico no Córrego Embiras, que passa no local e se encontra poluído. A audiência está marcada para o próximo dia 24 de julho, às 13h00, no Plenário Camil Caram.

Serão convidados para o debate os secretários de Governo, de Obras e Infraestrutura, e de Meio Ambiente, Josué Valadão, Leandro César Pereira,  e José Reis, respectivamente; além do diretor de Operações da Copasa; e do presidente da Urbel, Claudius Vinícius Leite.

Mountain Bike

A pedido de Wanderley Porto (Patri), o colegiado aprovou requerimentos para realização de visitas técnicas ao Centro de Educação Ambiental, no Bairro Milionários,  e ao Parque das Águas, no Barreiro. Ambas estão agendadas para o dia 10 de julho.

Marcado para 9h30min, a visita técnica ao Centro de Educação Ambiental do Barreiro (Vallourec), no Bairro Milionários, pretende colaborar em um estudo de implantação de uma pista de "Mountain Bike" no local. O objetivo, segundo justificativa do autor, é “agregar ao escopo do projeto que será executado pela Prefeitura e pela empresa LOG, em forma de compensação ambiental”.

O ponto de encontro será na sede do Centro de Educação Ambiental do Barreiro/Reserva Ecológica V&M (Via do Minério, Avenida Waldyr Soeiro Emrich, 1001, no Bairro Milionários). Serão convidados os secretários municipais de Meio Ambiente e de Política Urbana; além da Coordenadora da Regional Barreiro, do presidente da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, e de representante da Log Commercial Properties.

Às 10h30, o grupo deverá seguir para o Parque Ecológico Roberto Burle Marx (Parque das Águas) (Avenida Ximango, 809, Flávio Marques Lisboa). O propósito desta visita técnica também é relativo a estudo para implantação de uma pista de "Mountain Bike".