AUDIÊNCIA PÚBLICA

Em pauta, fechamento parcial de via na orla da Lagoa da Pampulha

Prefeitura estuda adoção da medida, reivindicada por ciclistas e praticantes de outras modalidades esportivas, aos domingos e feriados

segunda-feira, 26 Junho, 2023 - 16:30
Homem anda de bicicleta em ciclovia da orla da Lagoa da Pampulha, durante o dia.

Foto Cláudio Rabelo/CMBH

A Comissão de Mobilidade Urbana, Indústria, Comércio e Serviços irá realizar audiência pública para discutir a possibilidade de fechamento parcial da orla da Lagoa da Pampulha com o intuito de garantir a sua utilização por ciclistas e praticantes de outros esportes ao ar livre. Solicitado por Jorge Santos (Republicanos), o evento ocorrerá na quinta-feira (29/6), às 13h30, no Plenário Helvécio Arantes. O encontro é aberto a qualquer cidadão e pode ser acompanhado presencialmente ou pelo Portal CMBH. Perguntas, comentários e sugestões podem ser enviados por este formulário até o encerramento da reunião.

No requerimento, Jorge Santos, praticante de ciclismo na Orla da Lagoa da Pampulha, explica que a PBH elaborou um estudo no qual analisa a possibilidade de fechamento do espaço, de modo a permitir que ciclistas tenham onde pedalar sem correr risco de vida e, ainda, que praticantes de outras atividades físicas possam usufruir da área. De acordo com Santos, o evento irá discutir o fechamento de apenas uma via, aos domingos e feriados, no sentido horário. Ele disse que o presidente de Câmara, Gabriel (sem partido), já conversou sobre o tema com o prefeito. Jorge Santos acrescentou, ainda, sobre a importância de a população ter voz ativa em relação ao assunto e salientou que a discussão deve passar pelo Parlamento. 

Os convidados previstos são o secretário Municipal Adjunto de Segurança e Prevenção, Comandante Rodrigo Sérgio Prates; a presidente da Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), Júlia Gallo; a coordenadora de Sustentabilidade e Meio Ambiente da BHTrans,  Eveline Prado Trevisan; e a  coordenadora de atendimento Regional Pampulha, Neusa Maria da Silva Oliveira Fonseca. Também foram convidados ciclistas, representantes de bares e restaurantes e de associações de moradores da Pampulha, além de ambulantes da região.

Ciclovia

Intervenções da Prefeitura na ciclovia da Lagoa da Pampulha foram discutidas em audiência pública solicitada por Jorge Santos e realizada no dia 28 de julho de 2022. Durante o evento, ciclistas mostraram falhas no projeto, em fase de conclusão, como trincas no asfalto e bocas-de-lobo mal colocadas. Autoridades municipais se mantiveram abertas ao diálogo, anotaram as demandas e se prontificaram a encaminhá-las aos setores competentes. Um dos representantes das construtoras executantes do projeto prestou esclarecimentos sobre os problemas e as possibilidades de repará-los antes da conclusão da obra. Vereadores ressaltaram a necessidade do cuidado com a pista e com a orla como um todo. Santos afirmou, na ocasião, que iria marcar visita técnica que contaria com a presença da Coordenadoria de Atendimento Regional Pampulha para mostrar as questões levantadas na reunião. 
 
A visita sobre o tema foi realizada no dia 17 de agosto do ano passado. Durante o evento, Jorge Santos pôde mostrar problemas como excesso de quebra-molas, ausência de placas e falta de travessia elevada da via, cuja revitalização, já concluída, havia custado R$ 5 milhões aos cofres públicos. Ele também apresentou queixas dos ciclistas quanto à sinalização horizontal, feita diretamente no asfalto, e a vertical, feita por meio de postes, além do excesso de quebra-molas em alguns trechos da orla. Na ocasião, o assessor da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, Nivaldo Tadeu, havia dito que seria preciso avaliar bem a retirada de quaebra-molas porque o custo deste procedimento chega a ser o triplo do que se gasta na sua instalação. 

Ao final da visita, Jorge Santos afirmou ter ficado satisfeito com os compromissos firmados pela PBH, que diziam respeito a mais uma travessia elevada na orla, à instalação de mais placas de sinalização e, ainda, à avaliação pela PBH, a partir de demanda da comunidade, de quais redutores de velocidade deveriam ser retirados.

Superintendência de Comunicação Institucional