SAÚDE E SANEAMENTO

Reinaldo Gomes irá presidir a comissão este ano; Bruno Pedralva será vice

Em 2024, Helinho da Farmácia ocupará a presidência e Maninho Félix será vice. Reuniões acontecerão nas quintas-feiras, às 13h

quinta-feira, 9 Fevereiro, 2023 - 16:45

Foto: Ernandes/CMBH

Reinaldo Gomes Preto Sacolão (MDB) foi eleito para presidir a Comissão de Saúde e Saneamento durante este ano. Bruno Pedralva (PT) ocupará a vice-presidência no período. Já em 2024, Helinho da Farmácia (PSD) e Maninho Félix (PSD) serão, respectivamente, presidente e vice. As votações ocorreram nesta quinta-feira (9/2), e as decisões quanto aos cargos se deram por unanimidade. Os parlamentares também deliberaram que as reuniões ordinárias do colegiado deverão ocorrer às quintas-feiras, 13h, no Plenário Camil Caram.

A cada biênio, o presidente da Câmara nomeia os membros das comissões, os quais elegem presidente e vice. O presidente da comissão tem o poder de agenda, isto é, ele decide quais projetos integrarão a pauta e também distribui as relatorias dos projetos entre os membros do colegiado. Além disso, ao presidente compete dirigir as reuniões ordinárias e extraordinárias e representar o colegiado interna e externamente. De acordo com o Regimento Interno, no que diz respeito à direção das reuniões, o presidente de comissão tem, no que couber, as mesmas prerrogativas previstas para o presidente da Câmara. Em relação ao vice, cabe a ele substituir o presidente durante suas ausências e impedimentos.

Farão parte da Comissão de Saúde e Saneamento como membros efetivos até o final de 2024: Bruno Pedralva, Dr.Célio Frois (PSC), Helinho da Farmácia (PSD), Maninho Félix e Reinaldo Gomes Preto Sacolão, que votaram, nesta quinta-feira, para eleger os vereadores que ocuparão os cargos de presidente e vice no biênio 2023-2024. Já os membros suplentes da comissão no mesmo período serão: Bruno Miranda (PDT), Cláudio do Mundo Novo (PSD), Flávia Borja (PP), José Ferreira (PP) e Loíde Gonçalves (Pode).

Trabalho da comissão

Em referência à qualidade dos vereadores que compõem o colegiado, Reinaldo Gomes destacou, já como presidente, que a “comissão tem tudo para poder fazer um dos melhores trabalhos para a cidade de Belo Horizonte neste ano de 2023”. Reinaldo também chamou atenção para a atuação do colegiado diante das dificuldades enfrentadas por centros de saúde e UPAs e salientou a importância das visitas técnicas, instrumento que permite aos parlamentares fiscalizem in loco os equipamentos de saúde da capital. “Belo Horizonte irá perceber o trabalho da comissão”, garantiu Reinaldo Gomes.

O vice-presidente Bruno Pedralva destacou que a comissão é muito atuante, sempre tendo atendido às demandas por melhorias no SUS-BH. O vereador, que é médico da rede pública, também destacou a importância das instâncias de participação popular no sistema de saúde, com destaque para o protagonismo que os usuários detêm nesses órgãos. “Lá no Conselho de Saúde, a maioria dos membros são os usuários do SUS, nós profissionais somos a minoria, e isso é muito bom, muito justo”, afirmou Pedralva em referência ao fato de que não é necessária atuação profissional na área da saúde, como médico ou enfermeiro, por exemplo, para que se possa desempenhar nas instituições participativas e representativas um trabalho fundamental para o bom funcionamento do Sistema Único de Saúde.

Eleito para presidir a comissão em 2024, Helinho da Farmácia destacou o trabalho da Comissão de Saúde durante a pandemia de covid-19, quando, de acordo com ele, o colegiado teve atuação fundamental para a chegada de 80 respiradores para o sistema de saúde da capital.

Competência

À Comissão de Saúde e Saneamento cabe tratar de assuntos relativos às ações e serviços de saúde pública; à coleta, tratamento e destinação final do lixo; às políticas de saúde; de assistência e vigilância sanitária e epidemiológica; e de saneamento.

Participaram da reunião extraoridnária desta quinta-feira Bruno Pedralva, Dr. Célio Frois, Helinho da Farmácia, José Ferreira, Loíde Gonçalves, Maninho Félix e Reinaldo Gomes Preto Sacolão.

1ª Reunião Extraordinária - Comissão de Saúde e Saneamento