VISITA TÉCNICA

Falta de espaço e dificuldade para realizar raio-X são problemas da UPA Pampulha

Receio de redução de enfermeiros e técnicos preocupa funcionários. Melhorias serão solicitadas até a entrega de nova unidade

quinta-feira, 3 Novembro, 2022 - 13:45
Vereador José Ferreira, ao lado de gerente da UPA Pampulha, conversa com médico e enfermeira.

Foto Karoline Barreto/CMBH

Pouco espaço para atendimento em geral e necessidadede de deslocamento até outra unidade para realização de exame de raio-X, já que a sala reservada a esta finalidade está em obras. Estas foram as principais demandas apresentadas por gestores e funcionários da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Pampulha nesta quinta-feira (3/11), em visita técnica da Comissão de Saúde e Saneamento à unidade, que fica na Av. Santa Terezinha, nº 515. Solicitada por José Ferreira (PP), a visita verificou as condições de funcionamento, corpo técnico, estrutura física, equipamentos e insumos da UPA, que atende em média 5.300 pessoas por mês, inclusive pacientes da Regional Noroeste e de Contagem.

Jonathan Alis Margarida, gerente-adjunto da UPA Pampulha, mostrou as instalações ao vereador, enumerando seus principais problemas. De acordo com o gerente, o telhado apresenta infiltração, o local de coleta de exames laboratoriais é inadequado, falta ar-condicionado na farmácia e na sala de urgência, é necessário concluir a instalação da tubulação de oxigênio em pontos estratégicos, e a sala de raio-X está em obra. Segundo o gestor, os pacientes que precisam do exame são transportados para uma unidade próxima, o que pode demorar e demanda veículos que poderiam estar realizando outras atividades. Jonathan Alis acrescentou que a unidade tem 14 leitos de espera para internação hospitalar, mas chega a comportar 22, conforme o aumento da demanda, e que alguns funcionários não recebem adicional de insalubridade, o que seria necessário pois o local não está em boas condições.

Risco de perder pessoal

Ao percorrer toda a UPA, José Ferreira conversou com uma equipe de médico e enfermeiros, entre eles o Dr. Bruno Abreu Gomes  - Bruno Pedralva (PT) -, suplente da vereadora Macaé Evaristo (PT), que irá tomar posse como deputada estadual em 2023. O médico explicou que houve um acréscimo de enfermeiros e técnicos de enfermagem com a pandemia da covid-19, o que trouxe uma melhoria nas condições de trabalho, e com a redução do número de infectados, é previsto o corte de quatro enfermeiros e nove técnicos de enfermagem, o que pode comprometer o atendimento e sobrecarregar os profissionais da unidade. O futuro vereador sugeriu que fosse feita uma audiência pública para debater o tema, pertinente a outras unidades e centros de saúde. Há um ano, os mesmos problemas agora enfrentados pela UPA Pampulha foram discutidos em audiência pública na Câmara Municipal.

"Fizemos anotações para solicitar uma reunião com a Secretaria Municipal de Saúde e encaminhar as melhorias necessárias até que a nova unidade esteja funcionando”, explicou José Ferreira, lembrando que está prevista a construção de uma nova sede, com custo estimado de R$ 15 milhões financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Segundo o parlamentar, diante da desistência do primeiro colocado na licitação da obra a Prefeitura fez o chamamento do segundo colocado, e aguarda seu posicionamento. O vereador comentou que é inaceitável a demora de cinco anos na entrega da nova UPA.

Visita técnica para vistoriar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Pampulha- Comissão de Saúde e Saneamento