AUDIÊNCIA PÚBLICA

Interrupção de atividades esportivas em campo do Bairro Sagrada Família em debate

Comunidade frequentadora do Campo do Grota denuncia que o local apresenta infraestrutura inadequada após reforma

terça-feira, 12 Julho, 2022 - 23:15
Esquina de praça com árvores durante o dia

Foto Google Streetview

Os impactos que a comunidade do Bairro Sagrada Família vem sofrendo pela interrupção das atividades esportivas e de entretenimento no Campo do Grota, situado na Praça Marco Antônio de Menezes, na confluência das Ruas São Marcos e Cabrobó, na Região Leste de Belo Horizonte, serão discutidos em audiência pública a ser realizada pela Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo nesta quinta-feira (14/7), às 13h, no Plenário Helvécio Arantes. Solicitada por Wilsinho da Tabu (PP), a audiência tem o objetivo de esclarecer dúvidas dos frequentadores do campo sobre questões como a infraestrutura inadequada do local após a reforma e infestação de insetos. A população pode participar assistindo à audiência pelo Portal da CMBH e enviando sugestões e críticas por formulário eletrônico já disponível.

Wilsinho da Tabu explica que a comunidade do local mencionado tem manifestado, em seu gabinete parlamentar, a necessidade de dirimir questionamentos sobre problemas de infraestrutura no campo, presença de escorpiões, infestação de formigas e iluminação precária. Os frequentadores também relataram a presença de defeitos na quadra de grama sintética, responsáveis por causar lesões nos esportistas.

O vereador sugeriu o convite das seguintes autoridades municipais: o coordenador de Atendimento Regional Leste, José Henrique de Oliveira Neto, o superintendente da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), Henrique de Castilho Marques de Sousa, a secretária Municipal de Esportes e Lazer, Adriana Branco Cerqueira. Também serão convidados o presidente da Associação Comunitária do Bairro Sagrada Familia (Acobasf), Sérgio Luiz de Oliveira, o presidente da Associação dos Amigos e Moradores do Entorno do Estádio Independência e Adjacências (AAMEIA), André Orsini Matos, e os seguintes frequentadores do Campo do Grota: Alexandre Aparecido dos Santos, Brendon Silva, Daniel Aguido, Daniel Ribeiro de Souza, Fabrício Cândido de Almeida, José Luiz Gonzaga, Juan Fraga, Rodrigo da Paixão Delfino, Vinícius Daniel, Welson Júnior e Bruno Guimarães Arruda.

Reforma

Em outubro de 2019, a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte anunciou que a Sudecap estava realizando obras de requalificação da Praça Vereador Marco Antônio de Menezes, conhecida como Praça do Grota, no Bairro Sagrada Família. O empreendimento, aprovado no Orçamento Participativo 2015/2016, incluiu uma primeira etapa com implantação de quadra de areia, revitalização dos brinquedos, instalação de bancos e execução de sistema de drenagem, além do cuidado das áreas verdes com podas, plantio de árvores e grama.

A segunda etapa, com conclusão prevista para 2020, incluía revitalização do campo de futebol society com a adequação do sistema de drenagem, modernização da iluminação, substituição do gramado sintético e regularização da inclinação do piso. Além do campo de futebol, a praça oferece academia a céu aberto, dois vestiários, duas salas e um espaço coberto onde funciona a Academia da Cidade, e ainda, mesas de alvenaria com jogos de tabuleiro e brinquedos para crianças.

No espaço de agendamento para eventos esportivos do site da PBH, nota informativa criada em agosto de 2021 e atualizada em junho de 2022 noticia que a quadra society situada na Praça Marco Antônio de Menezes se encontra fechada, por tempo indeterminado, para a execução de melhorias em infraestrutura.