VISITAS TÉCNICAS

Centro de Saúde Cafezal será vistoriado nesta quinta-feira (7/7)

Na mesma data, falta de saneamento básico será objeto de atenção da Comissão de Saúde na Rua Barretos, no Bairro Mariquinhas

terça-feira, 5 Julho, 2022 - 14:30

Foto: Amira Hissa/Flickr PBH

O Centro de Saúde Cafezal, que é a porta de entrada no Sistema Único de Saúde para cerca de 11 mil usuários que moram em partes do Bairro Serra e redondezas, receberá, nesta quinta-feira (7/7), a visita técnica da Comissão de Saúde e Saneamento. Na mesma data, o colegiado irá vistoriar a Rua Barretos, no Bairro Mariquinhas, tendo em vista a falta de segurança sanitária a que a população da área está sujeita, uma vez que a via encontra-se desprovida de saneamento básico e não está asfaltada.

O Centro de Saúde Cafezal, localizado na Rua Bela Vista, 30, na Serra, terá suas condições avaliadas no dia 7 de julho, às 9h, a pedido de Pedro Patrus (PT). A unidade passou a funcionar em uma unidade reformada e ampliada a partir do final de 2018. Antes da reforma, a área útil era de 297 m² e, após as obras, a unidade passou a contar com 702m². Com a ampliação, o número de consultórios passou de seis para 10. Houve reforma da sala de espera, farmácia, recepção, implantação de sala de atendimento de grupos e sala de reuniões com banheiros para o público, adequação de espaço para a zoonoses e de espaço para implantação da área administrativa.

De acordo com a Prefeitura, os usuários que moram na área de abrangência do Centro de Saúde Cafezal contam com atendimento prestado por quatro equipes de saúde da família, médicos de apoio (ginecologista e psiquiatra), dentistas, assistente social e psicólogo.

São esperados para acompanhar a vistoria a presidente da Associação de Moradores da Vila Cafezal, Cristiane Pereira; o líder comunitário, Antônio Emiliano; a presidente da Comissão Local de Saúde, Laudilene Fernanda Benevides; o Fundador do Projeto Itamar, Itamar José da Silva; a secretária Municipal de Saúde, Cláudia Navarro Lemos; e o gerente de Serviços de Saúde do Centro de Saúde Cafezal, Diego Oliveira da Silva. O ponto de encontro para a vistoria será na porta da unidade que fica na Rua Bela Vista, nº 30, na Vila Cafezal, Bairro Serra.

Segurança sanitária

Às 10 horas, a pedido do vereador Nikolas Ferreira (PL), a comissão vai ao Bairro Mariquinhas, na região Norte da cidade. A vistoria marcada para a Rua Barretos, em frente ao nº 586, esquina com Rua Tamarix, tem o objetivo de averiguar a situação da via e seus reflexos na comunidade, principalmente no tocante à efetivação dos direitos sociais dos moradores. O parlamentar recebeu denúncias de que a referida via não apresenta segurança sanitária para a população local, encontrando-se desprovida de saneamento básico e de asfalto.

Para acompanhar a visita técnica foram convidados representantes da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap); da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), da Companhia Urbanizadora e de Habitação de BH (Urbel) e da Gerência Regional de Manutenção Norte.

Saneamento básico

A prestação dos serviços públicos de saneamento básico é essencial para a garantia da saúde e deve acontecer de acordo com princípios fundamentais expressos na Lei Federal 11.445/2007, tais como: universalização do acesso e efetiva prestação do serviço; abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos realizados de forma adequada à saúde pública, à conservação dos recursos naturais e à proteção do meio ambiente. Os serviços públicos de saneamento básico também devem incluir drenagem e manejo das águas pluviais, tratamento, limpeza e fiscalização preventiva das redes, mantendo-se adequados à segurança da vida e do patrimônio público e privado.