VISITAS TÉCNICAS

Vistorias buscam melhorias para o trânsito dos Bairros Novo das Indústrias e Marajó

Congestionamento no entorno do Colégio Salesiano também será avaliado, assim como o trânsito no Novo Aarão Reis e no Floramar

segunda-feira, 18 Abril, 2022 - 17:30
Rua de mão dupla com sinalização falha de faixa de pedestre, durante o dia.

Foto Google Maps / Street View

Alteração na mão de direção, instalação de faixas de pedestres, redutores de velocidade, semáforos e implementação de outras mudanças no trânsito são alguns dos temas objeto de atenção nas visitas técnicas da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário desta semana. Nesta segunda-feira (18/4), foram realizadas visitas às Regiões Barreiro e Oeste, para observar questões como possibilidade de alteração na mão de direção da Avenida Joaquim de Oliveira, no Bairro Novo das Indústrias, e de instalação de redutores de velocidade na Rua das Quaresmeiras, no Bairro Marajó. Na terça (19/4), o trânsito nas imediações do Colégio Salesiano, na Avenida Amazonas, Bairro Gameleira, Região Oeste será tema de visita técnica. Já na quarta-feira (20/4) serão observadas questões relativas à sinalização vertical e fluxo de trânsito nos Bairros Novo Araão Reis e Floramar, na Região Norte.

Na segunda-feira (18/4), ocorreram duas visitas técnicas, ambas solicitadas por Irlan Melo (sem partido). Às 10h, foi realizada visita à Av. Joaquim de Oliveira, 127, no Bairro Novo das Indústrias, no Barreiro. A visita teve o objetivo de verificar a possibilidade de alteração na mão de direção da avenida mencionada, no trecho compreendido entre as ruas Elson Costa e David Rodrigues Diniz. Melo explicou que o trecho citado é uma via estreita, que recebe um fluxo intenso de veículos, e não comporta o volume de trânsito atual, o que resulta em constantes acidentes que colocam em risco a segurança e a vida de moradores, condutores e pedestres.

Às 11h30, ocorreu, no cruzamento da Rua das Quaresmeiras com Rua Cipreste, no Bairro Marajó, visita técnica , cuja finalidade foi conferir a viabilidade de instalação de redutores de velocidade no trecho mencionado. O vereador Irlan Melo explicou que há relatos de abuso de velocidade dos veículos que trafegam pela localidade e de motociclistas empinando suas motos e colocando em risco a segurança de moradores e de motoristas que passam pela via. A presença de uma escola infantil nas proximidades e a recente ocorrência do atropelamento de uma criança no local reforçaram a necessidade de avaliação da demanda.

Colégio Salesiano e Região Norte

O trânsito nas imediações do Colégio Salesiano, situado na Avenida Amazonas, 6.825, Bairro Gameleira, é o tema de visita técnica solicitada por Bráulio Lara (Novo) e agendada para terça-feira (19/4), às 11h. A visita tem o objetivo de verificar o trânsito nas imediações da localidade, visando a avaliar o fluxo de veículos nos horários de maior movimento. Lara explica que há constantes congestionamentos durante a entrada e a saída dos alunos e espera que, na visita, seja avaliada a possibilidade de realização de alterações nas vias próximas ao Colégio Salesiano. O vereador também disse que há a necessidade de alteração das faixas de pedestres na Avenida Amazonas, que deveriam atender melhor a portaria principal do Colégio. Ele sugere que seja autorizado o embarque e desembarque de passageiros em frente à portaria do colégio para que as vans escolares possam atuar sem riscos de multas e acidentes.

Na quarta-feira (20/4), estão previstas duas visitas técnicas à Região Norte, as quais foram solicitadas por Wilsinho da Tabu (PP).  A primeira delas será iniciada às 9h, na MG-020, esquina com a Rua Trinta e Cinco, no Bairro Novo Aarão Reis. A visita tem a finalidade de analisar possíveis melhorias relativas à sinalização vertical, ao fluxo de trânsito e à instalação semafórica. O vereador explica que pedestres e veículos apresentam extrema dificuldade para atravessar a MG-020 devido ao grande fluxo de carros. Já às 11h será realizada visita à Rua José Lima de Almeida, 20, no Bairro Floramar. Na ocasião, serão analisados possíveis melhoramentos quanto ao fluxo de trânsito, pintura das faixas de segurança e instalação semafórica nas imediações do endereço mencionado. A visita se justifica porque pedestres e veículos apresentam dificuldade para transitar devido à precariedade da atual sinalização no local. Nas visitas, são esperados representantes da BHTrans e da Coordenadoria de Atendimento Regional Norte.