Plenário

Campanha de prevenção ao câncer de mama recebeu destaque na reunião

Parlamentares também trataram da vacinação contra covid-19, da falta de água no Barreiro e da possibilidade de ampliação do metrô

sexta-feira, 1 Outubro, 2021 - 19:30

Foto: Abraão Bruck/CMBH

A Campanha Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama, iniciada nesta sexta (1º/10) pela Câmara Municipal e com programação até o dia 31 deste mês, foi um dos destaques da primeira reunião de Plenário do mês. A possível obrigatoriedade de apresentação de comprovante de vacinação contra covid-19 em Belo Horizonte também foi assunto da reunião, tendo recebido a defesa enfática das parlamentares do Psol Bella Gonçalves e Iza Lourença. Já Irlan Melo (PSD) cobrou ações que garantam abastecimento de água aos moradores do Barreiro, que vêm sofrendo com longas interrupções no sistema. O parlamentar cobrou que o Ministério Público e a Justiça ajam para que a Vale entregue a nova fonte de captação do Rio Paraopeba e, assim, garanta o abastecimento aos moradores da maior região da capital. A sanção de lei federal que garante recursos para o metrô de Belo Horizonte foi o tema trazido a Plenário por Braulio Lara (Novo), que destacou a importância deste modal de transporte para a cidade.

Campanha de prevenção

A presidente Nely Aquino (Pode) lembrou que o câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo. Estima-se que, em 2020, tenham surgido cerca de 2,3 milhões de novos casos no planeta. Além disso, conforme aponta a parlamentar, o câncer de mama representa 24,5% das neoplasias diagnosticadas em mulheres. Diante desse quadro, a presidente chama a atenção para a necessidade de se realizar os exames que permitam a detecção precoce da doença. Nely Aquino também destacou a programação voltada à conscientização para o controle do câncer de mama no âmbito do Outubro Rosa, que a Câmara Municipal promove durante todo este mês. Entre as atividades destacadas pela parlamentar estão: Blitz na Praça Sete, no dia 15, com distribuição de panfletos informativos, e caminhada, no dia 29, com saída da Portaria 4 da CMBH (Avenida Churchil) até a Praça Floriano Peixoto. O Outubro Rosa acontece anualmente e tem o objetivo de promover a conscientização sobre o câncer de mama, de modo a contribuir para a redução da mortalidade pela doença.

Vacinação contra covid-19

Bella Gonçalves e Iza Lourença, ambas do Psol, defenderam que o Município exija a apresentação de comprovante de vacinação contra a covid-19 para acesso a determinados locais da cidade. A medida tem o objetivo de reduzir a proliferação da doença. Decisão semelhante já foi tomada no Rio de Janeiro. Bella destacou que apresentou em conjunto com Iza uma indicação ao Executivo para que seja exigido, em Belo Horizonte, o chamado passaporte da vacina. “Nós como vereadores, legisladores, agentes públicos, precisamos estimular a população a se vacinar, por isso, entramos com uma indicação para que a Prefeitura adote protocolos de passaporte de vacinação em nossa cidade como forma de enfrentar aqueles setores que ainda insistem em negar a importância da vacina”, afirmou. Segundo a vereadora, é lamentável que ainda haja aqueles que atacam a ciência e a imunização, que, de acordo com ela, “tem sido responsável por salvar tantas vidas”. A parlamentar informou que também vai discutir com a presidente da Câmara, Nely Aquino, a adoção de medidas que assegurem que vereadores e funcionários do Legislativo Municipal também estejam vacinados contra o novo coronavírus.

Falta d’água no Barreiro

Irlan Melo criticou a Vale e a Copasa pela falta d’água que vem acometendo os moradores do Barreiro, principalmente nos Bairros Águia Dourada, Independência, Morada da Serra, Mangueiras e Primavera. O parlamentar denunciou que a água costuma acabar na quinta-feira, voltando apenas no domingo. Conforme Irlan, uma das principais responsáveis pelo problema de abastecimento é a Vale, que, até hoje, não entregou a nova fonte de captação de água do Rio Paraopeba. O novo sistema de captação deveria ter sido entregue pela Vale em setembro de 2020, há um ano, conforme Termo de Compromisso assinado entre a empresa e o Ministério Público Estadual, com interveniência da Copasa, do Estado de Minas Gerais e do Ministério Público Federal. O parlamentar cobrou da Justiça e do MP que ajam para que a empresa cumpra o acordo firmado, entregando a obra o quanto antes. “Até quando o Ministério Público vai ficar calado, até quando a Justiça vai continuar calada?”, questionou Irlan Melo diante do atraso nas obras da nova fonte de captação e do problema de desabastecimento no Barreiro.

Metrô em BH

Braulio Lara destacou a presença do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), ao lado do governador Romeu Zema (Novo), no Palácio Tiradentes, na última quinta-feira (30/9), em cerimônia de sanção da lei que destina R$ 2,8 bilhões para melhoria e ampliação do metrô de Belo Horizonte. A expectativa é que recursos do governo federal e do governo de Minas Gerais garantam investimentos nas linhas 1 e 2. Lara considerou como “fundamentais” para Belo Horizonte estes investimentos e disse acreditar que, dessa vez, as obras, esperadas há anos pela população, serão efetivamente realizadas.

Retirado de pauta

O Projeto de Lei 312/2017 foi retirado da pauta por requerimento apresentado por Helinho da Farmácia (PSD). O objetivo do requerimento é garantir que haja mais tempo para discutir a proposição, que é de autoria de Fernando Luiz (PSD). O projeto pretende tornar obrigatória a inclusão do tema educação alimentar nas disciplinas de ciências e biologia ministradas nas unidades de ensino públicas e privadas do município de Belo Horizonte.

Assista ao vídeo da reunião na íntegra.

81ª Reunião Ordinária - Plenário