VISITAS TÉCNICAS

Protocolos sanitários em cinco escolas serão fiscalizados nesta semana

Comissão de Educação visitará unidades nos Bairros Mantiqueira, Rio Branco, Santa Mônica, Salgado Filho e Jardim América

segunda-feira, 2 Agosto, 2021 - 15:30
Emei Mantiqueira, em Venda Nova, que será vistoriada na próxima segunda (2/8), pela Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo

Foto: Google Maps

Visando apurar de perto se as escolas municipais da cidade estão cumprindo adequadamente os protocolos sanitários para um retorno presencial seguro, a Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo realiza, nesta semana, mas cinco visitas técnicas, nas Regiões de Venda Nova e Oeste. Nesta terça-feira (3/8), o colegiado visitará, em Venda Nova, às 9h, a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Mantiqueira; às 10h, a E.M. Professor Tabajara Pedroso; e às 11h, a Emei Itamarati. Já na quarta (4/8), serão vistoriadas, na Região Oeste, a E.M. Salgado Filho, às 10h; e às 11h, a E.M. Oswaldo Cruz Emoção. A comissão já fiscalizou outras instituições de ensino nos primeiros meses do ano, retomando, agora, as visitas, no dia 20 de julho. Segundo os vereadores Professora Marli (PP) e Rubão (PP), além do espaço físico reformado e de condições satisfatórias de higienização, as escolas são fundamentais para o desenvolvimento social das crianças, oferecendo, ainda, alimentação.

No requerimento, assinado pelas vereadoras Duda Salabert (PDT), Marcela Trópia, que presidente da comissão, e Professora Marli, junto aos vereadores Rubão (PP) e Wilsinho da Tabu (PP), os parlamentares lembram que já ocorreu o retorno parcial das atividades escolares de forma presencial, destacando que, com a melhoria dos índices de contaminação da covid-19, o próximo passo é promover o retorno integral dessas atividades. A proposta é reduzir as possibilidades de contágio por estudantes e profissionais, assegurando que condições de segurança adequadas estejam sendo cumpridas.

Em Belo Horizonte, o retorno às aulas presenciais foi autorizado para alunos da educação infantil e estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, porém, em dias alternados. Conforme decreto publicado pelo Executivo em 23 de julho, aulas do ensino médio já podem ser retomadas de segunda a sábado, sem restrição de horários.

Pontos destacados

Rubão considera que a grande maioria das escolas está preparada para o retorno presencial às aulas. Segundo ele, poucas instituições de ensino estão, ainda, em fase de reformas; a grande maioria está pronta, com bebedouros isolados e marcações definindo limites de distanciamento entre os alunos, pintura renovada e janelas com ventilação.

Professora Marli elogiou as visitas realizadas até aqui, reafirmando que as escolas estão aptas a receber os estudantes, seguindo à risca todos os protocolos para um retorno presencial seguro. Ela disse que teve uma grata surpresa na Emei Goiânia, onde constatou-se a presença de dois alunos portadores de doenças raras, que já frequentam a unidade.  Além disso, para ela, as Emeis são um exemplo de escola em Belo Horizonte. A vereadora ressaltou, por fim, que as crianças precisam frequentar esse ambiente: acolhedor, limpo, que cuida da higiene e, principalmente, que oferece alimentação aos estudantes. “O desenvolvimento social desses alunos só se dará a partir desse convívio. Lugar de criança é dentro da escola”, concluiu.