DIREITOS HUMANOS

Política de combate à discriminação racial será tema de audiência pública

Parlamentares do interior de Minas serão convidadas a participar do evento

quinta-feira, 11 Março, 2021 - 17:00

Foto: Abraão Bruck/CMBH

Embora práticas racistas sejam consideradas crime inafiançável, com penas de até cinco anos de prisão, a discriminação racial é tangível e revela a necessidade de ações afirmativas para a construção de ambientes mais inclusivos. Com o objetivo de discutir políticas públicas eficazes para combater os efeitos desta discriminação, a Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor realiza audiência pública no dia 22 de março, às 13h30, no Plenário Helvécio Arantes. Em reunião nesta quinta-feira (11/3), foi aprovada inclusão de parlamentares do interior do estado na lista de convidados do encontro. 

Ao solicitar a inclusão na lista de convidados das vereadoras Gilsa Santos (PT), de Governador Valadares; Moara Saboia (PT), de Contagem; e Dandara Tonantzin (PT), de Uberlândia, além da jornalista Rosane Borges, Macaé Evaristo (PT) justificou a necessidade de realizar a audiência pública sobre o tema. De acordo com a vereadora, debater as políticas adotadas para a eliminação da discriminação racial no município é uma forma de marcar o dia 21 de março como Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial. E a presença de mulheres negras que assumiram pela primeira vez uma cadeira no Lesgislativo e de uma escritora especialista no assunto vai enriquecer o debate, segundo Macaé. A data 21 de março foi instituída em 1966 pela Organização das Nações Unidas (ONU), em memória ao Massacre do Shaperville em Johanesburgo, África do Sul, ocorrido em 1960, quando 69 pessoas foram mortas pelo exército e outras 186 ficaram feridas.

Bella Gonçalves (Psol) parabenizou a iniciativa e propôs a inclusão também da presidente Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, a deputada Andreia de Jesus (Psol). 

Assista ao vídeo da reunião na íntegra.

Superintendência de Comunicação Institucional

2ª Reunião Extraordinária - Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor