CPI DA ANDRADE GUTIERREZ

Eleição para escolha do novo relator é adiada para próxima semana

Dr. Bernardo Ramos e Preto tiveram seus nomes apresentados como candidatos. Reunião precisou ser encerrada por problemas de conexão

segunda-feira, 18 Maio, 2020 - 13:00

Foto: William Delfino/CMBH

A Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga os débitos do Município com a construtora Andrade Gutierrez esteve reunida na manhã desta segunda-feira, (18/5) para a análise e votação de requerimentos que estavam na pauta e eleição do novo relator da CPI, já que o vereador Mateus Simões (Novo), deixou a relatoria após renunciar ao mandato, no último mês de março, para assumir um cargo no Estado. Estiveram presentes na reunião os vereadores Pedro Patrus (PT), Preto (DEM) Catatau do Povo (PHS), Dr. Bernardo Ramos (Novo), Irlan Melo (PL) e Gilson Reis (PCdoB), sendo que estes três últimos participaram de forma remota. A reunião precisou ser encerrada antes das deliberações em função de problemas de conexão que comprometeram a participação remota.

Ao abrir os trabalhos, o vereador Pedro Patrus, presidente da Comissão, registrou seu incômodo em estar presencialmente na Câmara. Lembrou que ele tem sido um dos críticos à realização do trabalho presencial na Casa, ressaltou que entende a importância da CPI para a cidade, mas apontou o risco que isso representa  saúde de todos, inclusive dos servidores. “Sei que a presidência está se esforçando para que todas as reuniões ocorram de forma remota, mas gostaria de abrir um diálogo com todos os vereadores para pensarmos o que pode ser feito, uma vez que os prazos estão correndo”, afirmou o vereador, sugerindo inclusive a possibilidade de suspensão temporária das atividades da CPI.

Concordando com Patrus, o vereador Preto ressaltou que é importante que a Comissão prossiga nos trabalhos, mas que é necessário ter responsabilidade e fazer as coisas da forma correta. “Nessa sala temos 11 pessoas, funcionários com menos de um metro de distância. Se fizerem uma denúncia, o Kalil vem e fecha isso aqui”, declarou o vereador, referindo-se ao Plenário Camil Caram. Já o vereador Dr. Bernardo solidarizou-se com Pedro Patrus, disse entender a questão, entretanto ponderou que a continuidade dos trabalhos é importantíssima para a cidade, e que mesmo que a Prefeitura já tenha pagado os débitos à construtora, é preciso que os valores sejam reavidos. “Fizemos uma transição muito tranquila, nossa equipe continua trabalhando e entendo que devemos fazer um esforço para a escolha do relator, pois seremos cobrados pela cidade por isso”, defendeu o parlamentar.

O vereador Pedro Patrus abriu então as indicações para a eleição ao cargo de relator e o vereador Irlan Melo (PL), que também se posicionou pela continuidade dos trabalhos da Comissão, indicou o nome do vereador Dr. Bernardo Ramos. Em contrapartida, o vereador Catatau do Povo indicou o nome do vereador Preto. Ao iniciar a fala para defender a sua candidatura, a conexão remota do Dr. Bernardo Ramos caiu, e então a reunião foi suspensa por cinco minutos. Como esta já era a segunda vez que a reunião estava sendo suspensa em função da perda de conexão com os vereadores que participavam de forma remota, o vereador Pedro Patrus optou por encerrar a reunião e agendar para aproxima segunda-feira (25/5) a eleição para a escolha do novo relator.

Assista ao vídeo com a íntegra da reunião.

1ª Reunião - Comissão Parlamentar de Inquérito