SAÚDE E SANEAMENTO

Eventuais riscos do consumo de alimentos transgênicos serão debatidos em audiência pública

Comissão vai vistoriar as condições da Rua Jorge Fonte Boa, no Bairro Havaí, por conta de um córrego que passa no local

quarta-feira, 5 Fevereiro, 2020 - 18:15

Foto: Abraão Bruck / CMBH

Poder público e sociedade civil vão se reunir no dia 18 de março, às 13h50, no Plenário Helvécio Arantes, para discutir sobre alimentos transgênicos. A realização da audiência pública foi aprovada nesta quarta-feira (5/2) pela Comissão de Saúde e Saneamento. O mesmo Colegiado aprovou também visita técnica à Rua Jorge Fonte Boa, nº 11, no Bairro Havaí. O objetivo da vistoria, agendada para o dia 18 de fevereiro, às 14h, é verificar as condições da via e do córrego que passa pelo local. Confira aqui o resultado completo da reunião.

Os alimentos geneticamente modificados são aqueles produzidos com base em organismos que sofreram alterações em seu DNA. Após anos de experimentação desse tipo de alimento no mercado brasileiro sob a regulação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a expectativa do requerente da audiência pública, vereador Dimas da Ambulância (Pode), é que sejam apresentados e discutidos posicionamentos contrários e favoráveis ao uso de técnicas de engenharia genética para manipulação de alimentos. A audiência é aberta aos interessados.

Visita técnica

Requerida pelo vereador Irlan Melo (PL), a visita técnica à Rua Jorge Fonte Boa atende à demanda de munícipes que desejam que as condições da via sejam analisadas, tendo em vista que, segundo moradores, águas vindas do esgoto contaminam águas limpas e pluviais em um córrego que passa pela via. Entre os convidados para a visita estão representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente; Administração Regional Oeste; SLU; Sudecap; e Secretaria Municipal de Obras.

Assista ao vídeo da reunião na íntegra.

1ª Reunião Ordinária - Comissão de Saúde e Saneamento