VISITAS DA SEMANA

Riscos de alagamento e deslizamento em vias públicas na mira de vereadores

Parlamentares ainda vão vistoriar escolas e o Cevae Taquaril. Alterações de trânsito e asfaltamento de rua também estão na agenda

sexta-feira, 13 Dezembro, 2019 - 11:00

Foto: Google Maps

As fortes chuvas que afetaram Belo Horizonte nas últimas semanas acenderam o alerta em relação a alagamentos e deslizamentos em alguns locais da cidade. Atentos à situação, os vereadores vão vistoriar duas vias públicas durante a semana. Na segunda-feira (16/12), às 13h, a Comissão de Administração Pública vai avaliar os riscos de deslizamento de terra na Rua Ministro Bilac Pinto, próximo ao número 117, no Bairro Fernão Dias. Segundo requerimento do vereador Jorge Santos (Republicanos), a possibilidade de deslizamento existe em função de formação de talude artificial em imóvel público que existe no local. Já na  quarta-feira (18/12), às 10h, a Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana vai verificar as possíveis causas de alagamento da Rua Olinto Meirelles, em frente ao número 2220, no Bairro Milionários. Conforme solicitação do vereador Juliano Lopes (PTC), a via recebe um grande volume de água, o que provoca inundações constantes. 

No caso da Rua Ministro Bilac Pinto, no Bairro Fernão Dias, Jorge Santos explica que o imóvel “tem causado riscos de danos irreparáveis ao patrimônio e à vida de munícipes confrontantes, tendo a situação se agravado após as chuvas que têm ocorrido na cidade.” Foram convidados para a vista o secretário de Obras, Josué Valadão; o superintendente da Sudecap, Henrique Castilho; e o coordenador de Atendimento da Regional Nordeste, Marcelo de Camargos Pereira. 

Já a visita ao Bairro Milionários será acompanhada pelo coordenador de Atendimento da Regional Barreiro, Walmir Mattos e um representante da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap).

Agroecologia

A Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana dá sequência, na próxima quinta-feira (19/12), às 9h30, às visitas que está fazendo aos Centros de Vivência Agroecológica (Cevaes) de Belo Horizonte. Os trabalhos, que tiveram início no Capitão Eduardo, seguem agora para o centro do Taquaril, que fica na Rua São Vicente, esquina com Rua Leopoldo Gomes, Bairro Granja de Freitas. Solicitadas pelos vereadores Bella Gonçalves (Psol), Edmar Branco (Avante) e Pedro Patrus (PT), as visitas vão verificar as condições estruturais do espaço, conversar com os usuários no intuito de conferir os problemas e estabelecer parcerias entre o Executivo e o Legislativo para ampliação dos trabalhos desenvolvidos. Os Cevaes têm como objetivo promover o desenvolvimento das comunidades sob sua área de influência de modo sustentável, por meio de intervenções socioambientais participativas estimulando políticas de segurança alimentar baseadas nos princípios de agroecologia, economia solidária e equidade de gênero. Foram convidados representantes das Secretarias Municipais de Assuntos Institucionais e Comunicação Social; de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania; de Segurança Alimentar e Nutricional; de Meio Ambiente; da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica; além da coordenação do Cevae Taquaril e da Articulação Metropolitana de Agricultura Urbana (AMAU).

Escola e Centro de Saúde

As Comissões de Saúde e Saneamento e de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo vão vistoriar as condições de atendimento em dois equipamentos públicos municipais: o Centro de Saúde Jardim Europa e a Emei Camargos. No centro de saúde, que fica na Rua Edimburgo, 140, Bairro Jardim Europa, a Comissão de Saúde vai averiguar as condições de funcionamento do local em decorrência da alteração do horário de funcionamento, visando verificar ainda as condições de segurança e iluminação na região. A visita foi solicitada pela vereadora Nely Aquino (PRTB) e está marcada para 9h30. A vereadora convidou para acompanhar os trabalhos Jackson Machado Pinto, secretário Municipal de Saúde; Humberto Pereira, coordenador de Atendimento Regional Venda Nova; Bruno Abreu Gomes, secretário Geral do Conselho Municipal de Saúde de Belo Horizonte; Isaura Madalena Gonçalves, presidente do Conselho Distrital de Saúde Venda Nova; Agnes Gouvêa Rates, gerente do Centro de Saúde Jardim Europa e Sônia Miguel Silva, presidente da Comissão de Saúde do Bairro Jardim Europa.

A Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Camargos vai receber a visita de vereadores na terça-feira (17/12), às 10h. O pedido foi feito pelo vereador Irlan Melo (PL) e tem como objetivo verificar as condições estruturais, de higiene, atendimento, e inclusão dos estudantes. A visita estava agendada para ocorrer em novembro e não ocorreu devido à indisponibilidade de agenda da instituição de ensino. Segundo o vereador, foram recebidas demandas de moradores e profissionais da educação solicitando a fiscalização com foco principalmente nas condições de segurança e qualidade dos serviços prestados. Foram convidados a secretária Municipal de Educação, Ângela Dalben; o coordenador de Atendimento Regional Barreiro, Walmir Matos; e Luiz Henrique Porto, da Coordenadoria de Direitos da Pessoa com Deficiência. A Emei Camargos fica na Rua Gentil Portugal do Brasil, 61, Bairro Camargos.

Transporte e Trânsito

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário fará três visitas a vias de Belo Horizonte durante a semana. A primeira, solicitada pelo vereador Professor Juliano Lopes, acontece na quarta-feira (18/12), às 10h30, e tem como objetivo verificar a possibilidade de asfaltamento da Rua Solange Bernardes Decliê, no Bairro Diamante, Região do Barreiro. Foram convidados Henrique Castilho, superintendente de Desenvolvimento da Capital e Walmir Mattos, coordenador de Atendimento Regional Barreiro. O vereador e os convidados marcaram a confluência das Ruas Solange Bernardes Decliê e Sinézio Moreira como ponto de encontro.

A segunda visita está marcada também para quarta-feira (18/12), às 15h, e foi solicitada pelo vereador Carlos Henrique (PMN). Nela, a Comissão vai verificar problemas na sinalização horizontal provisória da Avenida do Contorno, próximo ao número 1079, na região Central de Belo Horizonte. O presidente da BHTrans, Célio Bouzada, foi convidado para acompanhar a vistoria.

Na quinta-feira (19/12), às 10h, a comissão fará a terceira visita. Requerida também pelo vereador Professor Juliano Lopes, a vistoria tem como objetivo verificar a possibilidade de transformar a Rua Cecildes Moreira de Faria, localizada no Bairro Gameleira, em via de mão dupla em toda sua extensão. A esquina das Ruas Cecildes Moreira de Faria com Djezar Leite, em frente à garagem do Detran, foi marcado como ponto de encontro. Professor Juliano convidou para acompanhar os trabalhos Sylvio Malta, coordenador de Atendimento Regional Oeste e Célio Bouzada, diretor-presidente da BHTrans.  

Superintendência de Comunicação Institucional