BAIRRO SÃO PAULO

Comissão conferiu situação de centro de convivência que abriga escola interditada

As instituições ainda aguardam informações da PBH para definir planejamento

sexta-feira, 8 Novembro, 2019 - 19:15

Foto: Bernardo Dias/CMBH

Buscar uma solução definitiva que atenda as demandas dos alunos da Escola Municipal Francisco Bressane, interditada, e dos usuários dos serviços do Centro de Convivência São Paulo, no bairro de mesmo nome, que passou a abrigar os estudantes.  Com este objetivo, a Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo, visitou nesta sexta-feira (08/11),  o espaço compartilhado pelas unidades e o prédio interditado. A iniciativa foi do vereador Pedro Patrus (PT).

Desde abril deste ano, o Centro de Apoio Comunitário São Paulo cedeu parte de seu espaço para o funcionamento provisório da Escola Francisco Bressane, interditada por problemas estruturais no prédio onde sempre funcionou desde 1953. Foi a primeira escola municipal de Belo Horizonte. Atualmente, a instituição atende mais de 500 alunos, em três turnos. O Cento de Convivência, que recebe pacientes em tratamento de saúde mental, passou por intervenções para abrigar os estudantes.

Segundo Patrus, o problema é que a Prefeitura ainda não forneceu  às coordenações das duas instituições informações concretas do que vai ser realizado. “Falta transparência. O que está previsto? Qual o planejamento? A Prefeitura não responde. A transferência da escola vai ser permanente? O que vai acontecer com o prédio onde funcionava a escola e que está interditado?”, questiona o vereador, que já pediu respostas oficialmente à PBH e não foi atendido.

Para Patrus, a Escola e o Centro de Convivência buscam informações para se planejarem e isso pode gerar algum tipo de atrito. “Não é uma contra a outra. Muito pelo contrário, elas estão do mesmo lado em busca de soluções definitivas”, concluiu.

Também participaram da visita as diretoras do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte (Sind-Rede/BH), Andréia Carla Ferreira e Conceição Aparecida Figueiredo; o presidente da associação Atlética Aiuruoca, Hamilton Gouveia dos Santos; a gerente do Centro de Convivência, Marta Soares; a diretora da Escola Francisco Bressane, Rosemary Canuto e Jeane Lopes, membro do colegiado da escola.

Visita técnica para verificar infraestrutura, equipe de atendimento e os serviços prestados na Escola Municipal Francisco Bressane de Azevedo - Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo