Educação e Esporte

Projeto inclui Jiu Jitsu como atividade extracurricular obrigatória nas escolas

PL recebeu parecer favorável na Comissão; também em análise, implantação de infraestrutura de telecomunicações

quinta-feira, 17 Outubro, 2019 - 12:30
Vereadores Álvaro Damião e Eduardo da Ambulância e vereadora Cida Falabella, em reunião da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo, nesta quinta-feira (17/10)

Foto: Bernardo Dias / CMBH

A prática das artes marciais no ambiente escolar poderia apresentar benefícios aos alunos como disciplina, evolução física, moral e psicológica. Nessa perspectiva, tramita na Câmara de BH projeto de lei que institui a modalidade de luta Jiu Jitsu como atividade extracurricular obrigatória na rede municipal de ensino. A medida recebeu parecer favorável da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo, nesta quinta-feira (17/10). O colegiado também emitiu parecer pela aprovação de projeto que disciplina a implantação e compartilhamento de infraestrutura de suporte e de telecomunicações no Município.

De autoria do vereador César Gordin (PHS), com relatoria do vereador Eduardo da Ambulância (Pode), o PL 838/19, que obteve parecer favorável dos vereadores, institui no Município a modalidade de luta Jiu Jitsu como atividade extracurricular obrigatória. Conforme justifica o autor, o esporte seria um meio reconhecido de resgate de vidas e forma eficaz de prevenção da criminalidade e iniciação nas drogas. Além disso, a criança que pratica a arte marcial se tornaria um adulto mais desenvolvido e comportamentalmente adequado aos desafios da vida. Ele ressalta, ainda, em sua justificativa, a economia de gastos hospitalares com população fisicamente ativa e ganhos futuros em segurança pública. O projeto seguirá para as comissões de Administração Pública e de Orçamento e Finanças Públicas, antes de ser apreciado em Plenário.

Telecomunicações

Também foi aprovado parecer ao PL 851/19, de autoria do vereador Léo Burguês de Castro (PSL), tendo como relator o vereador Álvaro Damião (DEM). O projeto disciplina a implantação e compartilhamento de infraestrutura de suporte e de telecomunicações em Belo Horizonte, observando o disposto na legislação e na regulamentação federal pertinente. Segundo o autor, a atual legislação que dispõe sobre o licenciamento de implantação e permissão do compartilhamento não atende hoje o desenvolvimento da tecnologia como plataforma para o desenvolvimento econômico municipal, especialmente na área tecnológica da indústria, segurança, saúde e serviço.

Visita técnica

A Comissão deliberou ainda pela realização de visita técnica, na próxima segunda-feira (21/10), às 14h30, quando serão vistoriadas as condições estruturais, de higiene, atendimento, inclusão e segurança dos estudantes da Escola Municipal Oswaldo Franca Júnior, no Bairro São Gabriel. A visita foi requerida pelo vereador Irlan Melo (PL). No dia 31 de outubro, às 10h30, serão fiscalizadas condições estruturais, de inclusão e segurança do Complexo Esportivo Milionários. A vistoria foi requerida pelo mesmo vereador.

Assista ao vídeo da reuniã na íntegra.

Superintendência de Comunicação Instituicional

30ª Reunião Ordinária - Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo

Tema: