Comunidade escolar pede nova quadra esportiva e revitalização de parque
Escola Municipal Aminthas de Barros recebeu visita técnica da Comissão de Educação nesta quarta-feira (9/10)
Foto: Divulgação / CMBH
Atendendo à educação infantil, ao ensino fundamental e à educação de jovens e adultos (EJA), a Escola Municipal Aminthas de Barros, localizada no Bairro Estrela Dalva, Região Oeste da capital, foi vistoriada pela Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo, nesta quarta-feira (9/10). Com amplo espaço físico, a unidade necessita de pequenas intervenções, como a cobertura de ferragens expostas, construção de nova quadra esportiva para a Escola Integrada e revitalização de um parque, compartilhado, nos fundos da escola, com a Fundação Municipal de Parque e Zoobotânica de BH. As demandas apresentadas serão encaminhadas pela Comissão à Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Educação.
Completando mais de 30 anos de existência, a Escola Municipal Aminthas de Barros possui instalações amplas, totalizando 840 alunos e mais de 100 funcionários. Conforme informou a diretora da escola, Ângela Braga Bezerra Silva, faltam artífices e funcionários de limpeza na unidade.
Instalações
Com entrada, banheiros e refeitório acessíveis, a escola possui mais de 24 salas, entre elas uma voltada ao Atendimento Educacional Especializado. A instituição de ensino conta, ainda, com laboratório de informática, biblioteca, quadra esportiva, auditório e sala de artes. Em uma das escadas internas e em pilar construído em uma área nos fundos da unidade, foram observados ferros expostos nas estruturas, que conforme explicou o coordenador da Regional Oeste, Sylvio Malta, irão se desfazer com a oxidação, fazendo-se necessário vedá-los, a fim de impedir a entrada de oxigênio. Nesse espaço dos fundos, pretende-se construir uma quadra, para atender à Escola Integrada, que utiliza atualmente uma área alugada. Segundo a diretora de Educação da Regional Oeste, Shirley Miranda, o projeto para a construção da quadra já foi elaborado pela Prefeitura, aguardando disponibilidade de recursos.
Também localizado nos fundos da escola, o Parque Aggeo Pio Sobrinho, compartilhado com a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica de BH, encontra-se depredado e desativado. O parque foi vistoriado anteriormente, há cerca de quatro meses, pela Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo, juntamente com a Fundação, quando esta comprometeu-se a elaborar um projeto para o parque.
Encaminhamentos
O vereador Irlan Melo (PL), que requereu a visita, informou que a Comissão encaminhará as demandas apresentadas à Secretaria Municipal de Educação, como a construção de uma nova quadra de esportes, considerando que a escola paga, hoje, um aluguel para utilizá-la; restauração de áreas da escola onde existem ferros expostos; revitalização do espaço compartilhado com a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica de BH; e avaliação da possibilidade de instalação de ar condicionado ou ventilação mecânica como ventiladores de teto nas salas de aula.
Também participaram da visita a vice-diretora da Escola Municipal Aminthas de Barros, Maria Elizabeth de Lima Coutinho, e Luiz Villani, da Diretoria de Políticas para Pessoas com Deficiência, da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania.
Superintendência de Comunicação Institucional