TRANSPORTE E SISTEMA VIÁRIO

No Dia do Pedestre, parlamentares aprovam visitas para verificar condições de travessia

Comissão aprovou ainda pedido de informações para PL que prevê destinação de vagas de estacionamento para pessoas com deficiência

quinta-feira, 8 Agosto, 2019 - 17:45

Foto: Heldner Costa/ CMBH

O Dia Mundial do Pedestre, celebrado neste 8 de agosto, foi lembrado pelo vereador Wesley Autoescola (PRP) durante a reunião da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário, nesta quinta-feira. Nove proposições apreciadas pelo colegiado tratam de assuntos ligados à melhoria das condições de circulação do pedestre, como visitas técnicas para a verificação de sinalização; condições do asfalto; instalação de semáforos e de pista de cooper. Os vereadores aprovaram ainda pedido de informações à BHTrans sobre eventual destinação de vagas de estacionamento para pessoas com deficiência, prevista em projeto de lei.

Condições de vias e sinalização

Para o Bairro Hawaí, na Região Oeste da cidade, foram aprovados os Requerimentos de Comissão 880/2019; 881/2019 e 941/2019. De autoria do vereador Irlan Melo (PL), todos os pedidos solicitam visitas técnicas para verificação das condições de sinalização e de vias do bairro. Ainda de autoria do mesmo vereador, foi aprovado o Requerimento 938/2019, que retifica visita técnica que irá verificar condições da Rua Marfim, no Bairro Pindorama.

Dos vereadores Nely Aquino (PRTB), Professor Juliano Lopes (PTC) e Carlos Henrique (PMN) foram aprovados, respectivamente, os RC o 937/2019; 939/2019 e 940/2019, que tratam sequencialmente, da possibilidade de instalação de semáforo em cruzamento de ruas do Bairro Santa Mônica; de recapeamento da Rua Caetano Azeredo, no Barreiro; e da verificação de possibilidade de desmoronamento de barranco na Rua Marilândia, no Bairro Ribeiro de Abreu. Ainda da vereadora Nely Aquino, foi aprovado o RC 936/2019, para realização de visita técnica para verificar possibilidade de retirada de pista de bocha, em rua do Bairro Minas Caixa.

Também para verificação de demandas ligadas ao pedestre, foram aprovados requerimentos do vereador Jair Di Gregório (PP) que tratam de visita à Rua Clélia, para verificar a possibilidade de implantação de redutor de velocidade, no Bairro Santa Mônica; e de possibilidade de criação de pista de cooper, no Parque Jacques Cousteau, no Bairro Betânia.

Pedidos de informação à PBH

Com a finalidade de pedir informaçõesà PBH e seus órgãos, foram aprovados os requerimentos do vereador Wesley Autoescola. Ele pede detalhes sobre a execução de obras na Região do Barreiro (uma no Conjunto Túnel de Ibirité e outra do Orçamento Participativo 2013/2014, no Bairro Vila Independência). Segundo o vereador, a primeira obra, orçada em R$ 75 milhões é um empreendimento do PAC, executado em parceria com o município, e teria adentrado cerca de 20m no terreno de um tradicional campo de futebol da comunidade. “Existe uma promessa de que ao final da obra isso seria devolvido. Então estou enviando este pedido para ver se isto está no escopo da obra, se vai ser mesmo devolvido à população”, esclareceu.

Já o vereador Jair Di Gregório quer informações da BHTrans sobre o sistema de biometria utilizado pelos taxistas. Fruto de uma denúncia feita durante audiência pública com a categoria, o pedido visa esclarecer pontos como quais as vantagens do sistema; empresa fornecedora; se houve licitação para escolha da empresa; dados fornecidos pelo sistema e avaliação dos dados.

Vagas para pessoa com deficiência

Único projeto de lei para apreciação do colegiado, o PL 786/2019, de autoria do vereador Jair Di Gregório, dispõe sobre a implantação de vagas especiais de estacionamento de veículos em logradouros e espaços públicos destinados as pessoas com deficiência, obrigatoriamente em frente a estabelecimentos institucionais, comerciais e de serviços, públicos ou privados, no município. Relatado pelo vereador Henrique Braga (PSDB), o mesmo recomendou pelo pedido de informações à BHTrans, o que foi acatado pelos parlamentares.

Moção de Repúdio

Finalizando a reunião, a comissão aprovou o requerimento para uma Moção de Repúdio, direcionada à Copasa, pelo modo como tem feito intervenções na rede de água e esgoto de BH, com interferências prejudiciais dos logradouros públicos, sem a sua satisfatória e imediata reparação. Em suas exposições, os parlamentares foram unânimes em avaliar o serviço da empresa como deficitário, em especial no tocante ao recolhimento dos entulhos deixados pelas obras, e recomposição dos passeios e pavimentação asfáltica. "Eles (Copasa) abrem a nossa rua, a Prefeitura vai lá faz a pavimentação, daqui a pouco eles vêem rasgam de fora a fora, e colocam um pouquinho de piche, um pouquinho de terra. Você vai passar e cortar o pneu", explicou o vereador Jair Di Gregório.

Participaram da reunião os vereadores Wesley Autoescola, Jair Di Gregório, Dr. Nilton (PROS) e Henrique Braga.

Assista ao vídeo da reunião na íntegra.

25ª Reunião - Ordinária - Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário