SISTEMA VIÁRIO

Moradores do Santa Mônica pedem quebra-molas para controlar velocidade

Em visita ao local, a BHTrans informou que a solicitação esbarra em normas do Contran, mas vai estudar alternativas

quarta-feira, 28 Agosto, 2019 - 19:15
Vista da Rua Clélia, em declive. Vereador Jair Di Gregório vistoria o local.

Foto: Bernardo Dias/ CMBH

Situada em um declive, seguido de uma curva acentuada, a Rua Clélia, entre as ruas comendador Arthur Viana e José Martins Coelho, é uma importante via do Bairro Santa Mônica (Pampulha), uma vez que dá acesso à região central de Belo Horizonte e também permite o retorno para o centro da região de Venda Nova. No entanto, o fluxo intenso de veículos tem causado preocupação entre os moradores, que reclamam da velocidade dos carros que circulam pela rua, inclusive os ônibus, e querem a instalação de um quebra-molas no local. A demanda foi apresentada à Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário, em visita técnica ao local, realizada na manhã desta quarta-feira (28/8), por solicitação do vereador Jair Di Gregório (PP).

O parlamentar acredita que a instalação de um redutor de velocidade vai garantir mais segurança aos moradores e não vai alterar o fluxo de veículos que circulam pela região. Entretanto, o assessor da presidência da BHTrans, Marcus Vinícius, esclareceu que a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) nº 600, de 24 de maio de 2016, que proíbe a instalação de quebra-molas em locais com declive acentuado, como é o caso da Rua Clélia.

O assessor informou, no entanto, que a BHTrans vai estudar uma proposta para verificar o que é possível fazer para resolver o problema. “Talvez retirar a linha de ônibus que circula na rua e proibir estacionamento nos dois lados da via”. Vinícius informou também que ainda não é possível definir prazos. Participou da visita o assessor da Regional Venda Nova, Farid Sales de Carvalho.

Visita técnica para verificar a possibilidade de implantação de redutor de velocidade no bairro Santa Mônica - Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário