VISITAS DA SEMANA

Cemitério da Paz e albergue municipal estão no roteiro de fiscalização dos vereadores

Alterações de trânsito em várias regiões da cidade e combate a focos do mosquito da dengue também estão na mira dos parlamentares

sexta-feira, 12 Julho, 2019 - 13:15

Foto: PBH

As comissões permanentes seguem com extensa agenda de visitas técnicas no período de 15 a 19 de julho. A semana começa com visita ao Albergue Tia Branca, no Bairro Floresta, para verificar as condições de acolhimento da população em situação de rua. A maior necrópole da cidade, o Cemitério da Paz, também está roteiro dos vereadores, que querem vistoriar seu funcionamento e manutenção. Ainda, melhorias no sistema viário em diferentes bairros, conservação de praça e combate a focos do mosquito da dengue são demandas populares que provocaram ações de fiscalização. 

Direitos Humanos

A primeira visita será feita já na segunda-feira (15/7), às 17h30. A Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor vai vistoriar o Albergue Tia Branca, que fica na Rua Conselheiro Rocha, 351, no Bairro Floresta. O pedido para a realização desta visita técnica surgiu a partir dos debates e encaminhamentos da audiência pública realizada na 6ª Reunião Extraordinária da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor, no último dia 23 de abril, que debateu a respeito das violações de direitos a que estão sendo acometidas a população em situação de rua em Belo Horizonte. Outro objetivo é verificar quais avanços ocorreram desde a visita técnica realizada no dia 16 de fevereiro do ano passado. A visita foi solicitada pelos vereadores Pedro Patrus (PT), Bella Gonçalves (Psol) e Cida Falabela (Psol). O subsecretário de Assistência Social, José Crus; o representante do Movimento Nacional da População em Situação de Rua, Alex Maciel; a integrante da Pastoral de Rua Nacional, Cristina Bove; o representante do Ministério Público, Mario Konichi Higuchi; e a integrante da Defensoria Pública dos Direitos Humanos, Junia Ferrari, foram convidados para participar dos trabalhos.

Transporte e Sistema Viário

Os membros da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário vão, na terça-feira (16/7), às 10h, ao cruzamento das Avenidas Salamanca e Baleares, no Bairro Jardim Europa. O objetivo é verificar a situação da sinalização no local. Segundo os moradores, a sinalização atualmente implantada não tem atendido ao fluxo de pedestres e veículos, colocando em risco outros motoristas e pedestres que a atravessam. O requerimento é do vereador Wesley Autoescola (PRP), que também solicitou as presenças do coordenador de Administração Regional Municipal Venda Nova, Humberto Pereira de Abreu Junior e de Célio de Freitas Bouzada, presidente da BHTrans. Ainda na terça-feira, às 17h, a comissão fará visita à Rua Casa Grande, no Bairro Providência, por solicitação do vereador Gilson Reis (PC do B). A finalidade é verificar as condições da escadaria de acesso da Rua Casa Grande à Rua Madre dos Anjos. Moradores da região apresentaram reclamações de que a escadaria se encontra em condições precárias, com diversos degraus e parte de seu corrimão avariados. Foram convidados Neusa Maria Fonseca, coordenadora Regional Norte e representantes da Urbel e Sudecap.

Na quarta-feira (17/7), às 9h30, a comissão vai verificar, a pedido do vereador Wesley Autoescola, as condições do pavimento da Rua Vicente Surette, 630, em frente ao Condomínio Residencial Chácara das Flores, no Bairro Mangueiras, Regional Barreiro. Segundo moradores, o pavimento não se mantém adequado mesmo após a realização de manutenções pela Prefeitura. Também será verificada solução para reduzir as velocidades praticadas pelos veículos e a avaliação de segurança de árvore de grande porte existente. Foram convidados Josué Costa Valadão, secretário Municipal de Obras e Infraestrutura; Walmir Anselmo Mattos, coordenador de Atendimento Regional Barreiro; Célio de Freitas Bouzada, presidente da BHTrans; Sílvio Higino de Rezende, subsecretário de Assuntos Institucionais; Wilson Faria Pires, Síndico do Condomínio Residencial Chácara das Flores.

Estudar a possibilidade de implementação de um quebra-mola na Rua José Emetério de Andrade, Bairro Buritis. Este é o objetivo da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário em visita técnica que será feita ao local também na quarta-feira (17/7), às 14h. Há diversas reclamações dos munícipes referentes ao elevado número de carros que passam em alta velocidade na via onde existe uma escola. Segundo moradores, após o asfaltamento da rua, o desrespeito e a irresponsabilidade com a velocidade têm aumentado a sensação de insegurança, colocando em risco a vida dos alunos, pedestres e demais motoristas. Foram convidados Célio Freitas Bouzada, Presidente da BHTrans e Sylvio Malta, Administrador da Regional Oeste. O requerimento de visita é do vereador Irlan Melo (PR).

Na quinta-feira (18/7), às 8h30, é a vez da comissão se encontrar na Rua Cláudio Xavier da Assis, 57, Bairro Serra Verde, para solicitar obras de asfaltamento da Rua Macedo, no mesmo bairro. O requerimento é do vereador Jair Di Gregório (PP). O secretário de Obras, Josué Costa Valadão; o coordenador de Atendimento Regional Venda Nova, Humberto Pereira Junior e o superintendente de Desenvolvimento da Capital, Henrique Castilho foram convidados para acompanhar a visita. Às 10h30, serão vistoriadas as condições de segurança do trânsito na Avenida Miguel Perrela, próximo ao nº 766, entroncamento com a Rua Jornalista Tarcísio Henriques, Bairro Castelo. O pedido, do vereador Irlan Melo, se dá a partir da existência de diversas reclamações dos munícipes referentes à segurança da via. Segundo eles, as travessias de pedestres estão localizadas em locais sem a devida sinalização e, somado ao grande fluxo de veículos existente no local e aos carros estacionados na avenida, dificultam a visibilidade dos motoristas que entram na rua e pedestres que ficam expostos a possíveis acidentes. Os moradores solicitam o aprimoramento da sinalização e a instalação de uma faixa elevada para travessia de pedestres. Foram convidados Neusa Maria Fonseca, administradora da Regional Pampulha; Célio Freitas Bouzada, presidente da BHTrans e Josué Valadão, secretário Municipal de Obras.

No dia 19 de julho, sexta-feira, a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário vai verificar as condições da Rua Cesário Alvim, nº 927, Bairro Padre Eustáquio, em relação ao sistema viário, em especial quanto à segurança na travessia de pedestres. Célio Bouzada, presidente da BHTrans e Saulo de Souza Queiroz, coordenador de Administração Regional Municipal Noroeste, foram convidados para acompanhar a visita, que foi solicitada pelo vereador Carlos Henrique (PMN).

Os vereadores Hélio da Farmácia (PHS), Irlan Melo (PMN), Pedrão do Depósito (PPS) e  Wesley Autoescola (PRP) solicitaram à comissão que seja verificada a possibilidade de abertura da interseção da Avenida Waldyr Soeiro Emrich (Via do Minério), nº 530, com Avenida Alfredina Amaral e Avenida Dois, Bairro Novo das Indústrias. A visita ao local será feita na sexta-feira (19/7), às 11h. A visita técnica tem como justificativa demanda dos moradores que pedem a integração dos Bairros Novo das Indústrias, Milionários, Araguaia e outros, ao centro do Barreiro. Hoje é necessário percorrer todo o trecho da Via do Minério, sentido Anel Rodoviário, e fazer o retorno no Bairro Betânia, obrigando os moradores a fazerem um grande percurso expostos a riscos, causando ainda a sobrecarga das vias, sem necessidade. A interseção já é semaforizada, demandando apenas de adequação. Os vereadores convidaram Josué Valadão, secretário Municipal de Obras e Infraestrutura; Célio de Freitas Bouzada, presidente da BHTrans; e Walmir Anselmo Mattos, coordenador de Atendimento Regional Barreiro.

Administração Pública

O Cemitério da Paz, administrado pela Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, receberá, na terça-feira (16/7) às 10h, a visita da Comissão de Administração Pública. O objetivo da visita, requerida pelo vereador Jair Di Gregório, é verificar as condições estruturais e funcionais do local. Maior necrópole da cidade, o Cemitério da Paz, que fica na Avenida Presidente Carlos Luz, 850, Bairro Caiçara, foi construído em 1967 e possui cinco velórios e mais de 47 mil sepulturas em uma área de cerca de 289 mil m². A comissão convidou o presidente da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, Sérgio Augusto Domingues e o subsecretário de Assuntos Institucionais, Sílvio Rezende, para acompanhar a visita.

Lazer e Turismo

A Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo fará, na quinta-feira (18/7), visita técnica à Praça Lille Haddad, localizada na Rua Estrelitza, nº 310, Bairro Havaí. A finalidade é avaliar as condições estruturais do local. Há diversas reclamações dos munícipes sobre o estado de conservação do local. A praça recebe diariamente inúmeros frequantadores e dispõe de uma academia a céu aberto e, segundo a comunidade, precisa ser revitalizada, sendo necessário reformas, bem como a melhoria da iluminação para que a academia seja utilizada no período noturno. O requerimento é do vereador Irlan Melo, que convidou Sylvio Malta, administrador da Regional Oeste; Josué Valadão, secretário Municipal de Obras; Sergio Augusto Domingues, presidente da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica e Fabio Ricardo, coordenador de Operações da BHIP, empresa responsável pela iluminação em Belo Horizonte.

Saúde e Saneamento

Com o objetivo de verificar os cuidados que estão sendo tomados para prevenção de focos do mosquito da dengue, a Comissão de Saúde e Saneamento vai até a Rua Tupá, nº 143, Bairro Nova Cintra, próximo ao Cemitério Colina, na quinta-feira (18/7), às 15h30. A visita foi solicitada pelo vereador Irlan Melo. Moradores da região estão reclamando de um lote vago pertencente à Prefeitura. Eles relatam que a área foi desapropriada para a construção de uma Escola Municipal de Educação Infantil, entretanto, o projeto não avançou e o espaço encontra-se abandonado, sendo um verdadeiro criadouro de focos do mosquito da dengue, colocando a vida dos moradores do bairro e das demais pessoas que transitam no local em risco. Foram convidados Sylvio Malta, administrador da Regional Oeste; Jackson Pinto, secretário Municipal de Saúde, Genedempsey Bicalho, superintendente da SLU; Josué Valadão, secretário Municipal de Obras; Sérgio Augusto Domingues, presidente da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica.

Superintendência de Comunicação Institucional