SEMINÁRIO

Evento vai discutir alternativas de trabalho e renda diante do alto desemprego

O seminário acontece nesta quarta-feira (29/5) e conta com cinco mesas de debate, com a participação de vereadores e entidades da área

segunda-feira, 27 Maio, 2019 - 15:45
Mulheres trabalhando em atividades de costura

Foto: Pinterest

Segundo dados do IBGE, no primeiro trimestre deste ano, mais de 1,2 milhão de pessoas entraram para a população desocupada. A taxa de desocupação subiu para 12,7%, mas ainda é inferior aos 13,1% do primeiro trimestre de 2018. Atualmente, o país soma um total de 13,4 milhões de desempregados. Para debater alternativas para o desemprego e fortalecer as políticas públicas e ações populares de geração de trabalho, emprego e renda, a Comissão dos Direitos Humanos e Defesa do Consumidor realiza, no próximo dia 29 de maio (quarta-feira), o Seminário “Alternativas de trabalho, emprego e renda no contexto do desemprego”. A atividade acontece das 8h30 às 18h30, no Plenário Amynthas de Barros, na sede da Câmara de BH. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo formulário eletrônico disponível no Portal da Câmara.

O evento foi solicitado pela vereadora Bella Gonçalves (Psol) e os vereadores Gilson Reis (PCdoB) e Pedro Patrus (PT) e oferecerá cinco mesas de debate, com a participação de vereadores, entidades diversas e palestrantes convidados. “É importante discutir o que fazer com a questão do alto índice de desemprego no país, do estado e em Belo Horizonte. Vamos trazer convidados das universidades, movimentos sociais, sindicatos e outras entidades para tratar do tema”, explica Pedro Patrus.

Programação

A abertura do evento contará com a presença da presidenta da Câmara Municipal, Nely Aquino (PRTB), de outros vereadores, da prefeitura e de centrais sindicais. Às 9h45 haverá uma apresentação do grupo de teatro “AZ Diferentonas”, com o esquete teatral “Show do Mimimi”. A Mesa 1, das 10h  às 11h30, colocará em pauta o tópico “Desemprego  e Políticas de Trabalho, Emprego  e Renda”, uma análise mais histórica e conjuntural da questão. Das 11h30 às 13h, a Mesa 2 tratará do tema “O Trabalho sob a Perspectiva de Gênero, Raça e Juventude”.

Após intervalo para almoço, já no início da tarde, a Mesa 3 abordará “Economia Popular e Solidária”, das 14h15 às 15h45. Das 16h às 17h30, será a Mesa 4 “Experiências de Políticas Públicas e Populares de Trabalho, Emprego e Renda”. Por fim, a Mesa 5 esboçará assuntos relacionados à matéria “O Papel do Conselho  Municipal do Trabalho e do Fundo do Trabalho na Cidade de Belo Horizonte”, das 17h40 às 18h30.

O último tema está relacionado à Lei 11.168/2019, de autoria do Executivo, que "institui o Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Renda e o Fundo Municipal do Trabalho”. O Conselho será vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e terá 15 representantes, com seus respectivos suplentes, e composição paritária: cinco representantes do poder público, cinco dos trabalhadores e cinco dos empregadores. Ao Conselho caberá “deliberar sobre as políticas públicas de fomento e apoio à geração de trabalho, emprego e renda e à qualificação profissional no Município”.

Feira de comidas e artesanato

Os participantes do evento e outros visitantes da Câmara poderão aproveitar também a feira de economia popular e solidária, que estará exposta durante todo o dia, das 8h às 18h, reunindo diferentes opções de comidas, como frutas, pipoca e churros, assim como objetos de arte, artesanato e joias. A feira será montada no Espaço de Convivência “Presidente Antônio Aleixo”, na área externa da Câmara, próxima à Portaria 2 (Acesso de pedestres pela Rua Expedicionário Nilo Seabra).