Em debate, interdição da Escola Francisco Bressane de Azevedo pela Defesa Civil
Localizada no Bairro São Paulo, escola sofreu transbordamento de rede de esgoto, obrigando realocação de alunos em centro comunitário
Foto: Google Street View
A Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo realizará audiência pública na próxima quinta-feira (25/4), às 13h30, no Plenário JK, para discutir a situação atual da Escola Municipal Francisco Bressane de Azevedo (Rua Angola, nº 109, Bairro São Paulo). Ela foi interditada pela Defesa Civil no último dia 2 de abril e os estudantes realocados, com urgência, no Centro Comunitário do bairro, utilizado para tratamento psiquiátrico de adultos. A reunião foi solicitada pelo vereador Álvaro Damião (DEM).
Segundo informações do gabinete do vereador, a escola foi fechada porque uma rede de esgoto transbordou, afetando e sobrecarregando toda a estrutura do sistema de esgotamento sanitário do colégio, que tem 550 estudantes matriculadas, sendo 50 alunos da formação Educação de Jovens e Adultos (EJA). De acordo com pais de alunos ouvidos, face à falta de estrutura do centro comunitário, é inadequada a convivência da comunidade escolar com os internos em tratamento. Os estudantes estão em salas cedidas, e numa delas estão duas turmas de séries diferentes. Outra turma tem aulas na quadra do local.
A Prefeitura informou um prazo de dois anos para resolver a questão, pois a escola terá que passar por obras estruturais complexas e necessita da autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), já que o prédio da instituição é tombado como patrimônio histórico. Enquanto isso, estão sendo realizadas obras paliativas no centro comunitário, visando melhorar a acomodação dos alunos, tais como instalação de divisórias de alvenaria, pintura, construção de biblioteca e de novo refeitório com cozinha industrial, além de estrutura móvel para alunos da pré-escola, a ser implantada no atual estacionamento do centro.
Convidados
São esperados para a reunião: a subsecretária de Planejamento, Orçamento, Gestão e Finanças da Secretaria Municipal de Educação, Natália Raquel Ribeiro Araújo; o superintendente de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) Henrique de Castilho Marques de Souza; o subsecretário Municipal de Defesa Civil, Waldir Figueiredo; a gerente de Educação da Coordenadoria de Atendimento Regional Nordeste, Márcia Ambrósio; a representante do Colegiado da Escola Municipal Francisco Bressane de Azevedo, Jeanne Ferreira Lopes; e representante dos pais dos alunos da Escola Sarah Luiza Caetano da Silva.
Superintendência de Comunicação Institucional