Em pauta, ensino das culturas indígena e afro-brasileira nas escolas de BH

Uma das propostas do encontro é avaliar a aplicação das leis que exigem inclusão dos temas no currículo escolar

segunda-feira, 20 Agosto, 2018 - 11:30

Foto: Cesar Ogata/ SECOM/ PMSP

As leis federais 10.639/03 e 11.645/08 determinam a inclusão da história e da cultura afro-brasileira e indígena nos currículos da educação básica, preferencialmente nas disciplinas de História, Literatura e Artes, como instrumento de consolidação da cidadania e da valorização da diversidade cultural brasileira. Para discutir sobre a aplicabilidade destas normas nas escolas do município, a Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo vai realizar audiência pública nesta quarta-feira (22/9), às 18h30, no Plenário Helvécio Arantes.

Requerente da atividade, a vereadora Cida Falabella (Psol) explica que o objetivo é discutir com movimentos sociais e representantes da comunidade escolar a forma como a administração pública vem aplicando as leis no município. Ainda de acordo com Falabella, serão abordados temas ligados aos investimentos públicos para a formação dos professores, bem como a oferta de materiais didáticos, seminários, cursos e oficinas destinados aos profissionais da educação.

Foram convidados para a audiência a Secretária Municipal de Educação, Ângela Dalben, representantes do Sindicato dos Professores da Rede Municipal (Sind-Rede), dos Conselhos Municipais de Educação e de Igualdade Racial, do Núcleo de Relações Étnico-Raciais, além de entidades e representantes dos movimentos negros e indígenas do município.

Em atendimento às restrições previstas na legislação eleitoral, os conteúdos noticiosos publicados neste portal e nas redes sociais da Câmara de BH deixarão de mencionar nomes de vereadores que disputarão cargos na próxima eleição. As limitações ocorrerão no período de 7 de julho a 7 de outubro de 2018.