TRANSPORTE E SISTEMA VIÁRIO

Impacto da circulação de caminhões no Gameleira será avaliado em visita técnica

Comissou reivindicou criação de nova linhas de ônibus para atender a Regional Barreiro

sexta-feira, 9 Março, 2018 - 20:15
6ª Reunião Ordinária da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário em 8 de março de 2018

Foto: Abraão Bruck/Câmara de BH

Na reunião ordinária dessa quinta (8/3), que antecedeu audiência pública sobre o acidente com o ônibus da linha 305, a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário aprovaram requerimentos de visitas técnicas para averiguar problemas viários em três bairros da capital, encaminhamento de pedido de informação sobre questões referentes ao Transporte Suplementar e uma indicação ao Executivo, de autoria de integrantes da Comissão de Participação Poupular, sugerindo a criação de mais linhas na Regional Barreiro. Resposta  da PBH sobre obras no Bairro Sagrada Família foram registrados pelos vereadores.

Assinado pelo membro da comissão Carlos Henrique (PMN), o primeiro requerimento aprovado solicita a realização de uma visita técnica à Rua Craveiro Lopes, altura do nº 15, no bairro Gameleira (Regional Oeste), com vistas a verificar as denúncias relativas ao trânsito de veículos pesados e suas consequências, colaborando na reivindicação de providências junto ao Executivo. Para acompanhar a atividade, prevista para o dia 22 de março, às 10h, serão convidados representantes da  BHTrans, Administração Regional Municipal Oeste e Subsecretaria de Fiscalização. Do mesmo autor, foi aprovada verificação in loco das deficiências de sinalização apontadas pela comunidade local no entroncamento das ruas Silvério Correa e Afonso Almeida Magalhães, no Bairro Jaraguá (Regional Pampulha). A data sugerida foi dia 4 de abril, a partir das 9h.

Outra visita técnica, requerida pela vereadora Nely (PMN), percorrerá no dia 20 de março, às 09hs, a Rua Pedra da Gávea, no Bairro Piratininga, no intuito de averiguar as condições da via, especialmente na questão do risco à segurança dos moradores e usuários, segundo os quais a rua está cedendo cada vez mais ao Córrego do Capão. Secretaria de Obras, Defesa Civil e Administração Regional serão convidadas a acompanhar os vereadores.

Transporte Suplementar

Requerimento de Juliano Lopes (PTC) solicitando o encaminhamento de Pedido de Informação sobre a possibilidade de transformar ou adaptar os veículos que compõem a frota do transporte suplementar que, atualmente, possuem 8,85 metros de comprimento, para 9,60 metros de comprimento, ou seja, de 10 toneladas para 15 toneladas, e a possibilidade do ajuste nos valores das tarifas e criação de novas linhas na Região Leste de BH, bem como os motivos da não implantação da integração tarifária entre linhas e com o metrô também foi aprovado pela comissão.

Novas linhas no Barreiro

A pedido dos vereadores Áurea Carolina (Psol), Cida Falabella (Psol), Hélio da Farmácia (PHS) e Pedrão do Depósito (PPS), integrantes da Comissão de Participação Popular, será encaminhada Indicação ao Prefeito Alexandre Kalil sugerindo a realização de estudo técnico acerca da viabilidade da instauração de novas linhas de ônibus, aumento do número de veículos em todas as linhas e melhorando as condições de segurança e conforto dos ônibus já existentes na região do Barreiro. De acordo com o(a)s autore(a)s, a proposição atende demanda da população colhida em audiência pública realizada naquela Regional em novembro de 2017.

Rua Genoveva de Souza

Em resposta ao questionamento encaminhado por Carlos Henrique em relação às obras a serem realizadas na Rua Genoveva de Souza, entre as ruas Jacques Luciano e Silvestre Ferraz, no Bairro Sagrada Família (Regional Leste), a Prefeitura informou que, conforme a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (SMOBI), o orçamento do empreendimento, cujo escopo é a contenção de encosta em solo grampeado, foi concluído e enviado à Caixa Econômica Federal, com vistas a sua reprogramação.

Superintendência de Comunicação Institucional