EDUCAÇÃO INFANTIL

Comissão faz avaliação positiva de reformas em escola no Capitão Eduardo

Intervenções foram realizadas para viabilizar o acolhimento de novos alunos da educação infantil

terça-feira, 13 Março, 2018 - 15:00
Vereador Edmar Branco vistoriando equipamentos adaptados para receber educação infantil na Escola Municipal Governador Ozanan Coelhol

Mateus Santos Machado

Nesta terça-feira (13/3), a Comissão de Educação realizou visita técnica à Escola Municipal Governador Ozanan Coelho, no Bairro Capitão Eduardo, Região Nordeste de BH, onde vistoriou as adequações estruturais realizadas para receber cerca de 60 novos alunos da educação infantil. A chegada dos estudantes é resultado da ampliação anunciada em 2017 pela Prefeitura, que criou mais 10 mil vagas para crianças de 0 a 5 anos na rede municipal. Requerente da atividade, o vereador Edmar Branco (Avante), fez uma avaliação positiva da infraestrura e das adapatações verificadas na escola, mas apontou a necessidade de contrução de rampas de acesso e de cobertura para a proteção contra chuvas. Relatório completo da visita técnica solicitando a resolução dos problemas encontrados, será encaminhado às secretarias municipais de Governo e de Educação. 

Até 2018, a Escola Municipal Governador Ozanan Coelho atendia alunos do ensino fundamental e da educação de jovens e adultos (EJA). Com a alteração das políticas de educação do Município, a unidade passou a receber, a partir deste ano, estudante na faixa dos 3 a 5 anos. Atualmente, 12 salas são destinadas ao ensino fundamental e duas à educação infantil. O refeitório e os banheiros passaram por adaptações para receber os novos alunos, com instalação de mobiliários adequado para as crianças. Além disso, estão previstras mudanças na decoração, com jogos no chão e de mosaicos nas paredes. 

A avaliação é que a reestruturação das vagas trouxe mudanças positivas. Com a criação de novas vagas, este foi o primeiro ano, desde 1992, em que nenhuma criança ficou aguardando por uma vaga na fila de espera para ingressar na escola, o que permitiu o atendimento mais qualificado da demanda da comunidade.  

Encaminhamentos

Conforme constatou o vereador Edmar Branco (Avante), a Escola Ozanan Coelho concluiu 90% das obras de reforma para receber a educação infantil. Para finalizar os 10%, restantes, a Comissão encaminhará ofício à Secretaria Municipal de Governo e à Secretária Municipal de Educação, solicitando a construção de rampas, corrimãos e telhados na entrada da escola, no acesso aos banheiros e no parquinho.  Também foi solicitado que o tampo das canaletas do piso, próximo ao banheiro, seja trocado, substituindo-se as grades existentes por cimento, para evitar acidentes. “A visita demonstrou que o projeto do Executivo de abrir vagas para a educação infantil nas escolas que recebiam somente o ensino fundamental será bem sucedido”, avaliou o parlamentar.

Participaram da visita a diretora da Escola Municipal Governador Ozanan Coelho, Luciene Melo Lima Ferreira, a vice-diretora, Ivone Soares de Oliveira, a diretora regional de Educação da Regional Nordeste, Márcia Helena Ambrósio, e a sub-secretária de Planejamento, Gestão e Finanças da Secretaria Municipal de Educação, Natália Araújo .

Superintendência de Comunicação Institucional