Execução do Plano de Saneamento e recursos do Drenurbs motivam reunião

Serão discutidas dificuldades de atendimento a bairros periféricos. Aproximação do período chuvoso preocupa

sexta-feira, 15 Setembro, 2017 - 13:00
Obras do Drenurbs, de recuperação de rios e córregos de BH

Foto: Ricardo Bastos

Antevendo possíveis riscos de alagamentos em decorrência da dificuldade de escoamento das águas pluviais, a Comissão de Saúde e Saneamento vai realizar audiência pública para apurar o estágio atual do Plano Diretor do Saneamento Básico de Belo Horizonte e dificuldades de atendimento a bairros periféricos. Também será discutida a destinação de recursos para o Programa Drenurbs, que teriam sido repassados à PBH Ativos S.A., conforme apuração da CPI que investiga a empresa responsável por operações financeiras. A reunião, solicitada pelo vereador Pedro Patrus (PT), será na próxima segunda-feira (18/9), às 18h, no Plenário Helvécio Arantes.

A audiência foi motivada por informações obtidas no âmbito da CPI PBH Ativos, quando apurou-se a existência de um recurso no valor aproximado de R$ 243 milhões, destinados à sociedade anônima, mas oriundos de contrato entre a prefeitura e a Copasa para a construção da rede de saneamento da capital. A verba deveria ser aplicada no Programa Drenurbs, visando ampliar a rede de saneamento básico de Belo Horizonte.

Considerando a aproximação do período chuvoso, quando cresce o risco de enchentes, desabamentos, entupimento de córregos e alagamentos, o que se pretende, na reunião, é verificar se a PBH continuará executando o Plano de Saneamento Municipal e se dará continuidade, especificamente, às obras do Drenurbs, que tem como foco o saneamento básico, voltando-se à recuperação ambiental de rios e córregos.

Foram convidados representantes da Secretaria Municipal de Governo, Superintendência de Desenvolvimento da Capítal (Sudecap), Conselho Municipal de Saneamento (Comusa), Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais, Rede em Defesa do Bairro Felicidade, Associação de Moradores da Vila Acaba Mundo, Associação Comunitária Pró-Melhoramentos Conjunto Taquaril e Adjacências e Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFMG.